agenda
-
Le Corbusier e a Turquia: sobre estética e significado
10.04.2015
22 ABRIL
18h30
SALÃO NOBRE UFP


Em 1911 Le Corbusier embarcou na “voyage d’Orient”, que o levou dos Balcãs a Itália, passando pela Turquia, Monte Athos, e Grécia. A influência desta viagem foi decisiva para a sua formação autodidata, tendo consequências indeléveis na sua obra arquitectónica posterior.
Esta conferência pretende contribuir para o conhecimento da obra de Le Corbusier através da compreensão deste período formativo, focando-se nas suas visitas às mesquitas turcas.
Propõe-se assim uma leitura de alguns princípios estéticos e simbólicos da sua obra dos anos 20 a partir da interpretação dos desenhos e escritos sobre estas mesquitas durante a ‘viagem ao Oriente’.

Armando Rabaça é licenciado em arquitectura pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, onde é docente desde 2001. Em 2014 defende a dissertação de doutoramento na mesma instituição. Trabalha em profissão liberal em Lisboa entre 1997 e 2003, e em Coimbra entre 2003 e 2012. Em 2010 vence o Prémio Fernando Távora com unanimidade do júri com a proposta “De La Chaux-de-Fonds à Voyage d’Orient”, tendo percorrido o itinerário da viagem de 1911 de Le Corbusier. É autor do livro Entre o corpo e a paisagem: arquitectura e lugar antes do genius loci (Coimbra: Edarq, 1911), tendo igualmente publicado artigos em diversas revistas da especialidade.

Mais informação.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS