agenda
-
-
SCML Património com Futuro
10.04.2015
Exposição patente até 10 de maio na Galeria de Exposições Temporárias da SCML, situada no Largo Trindade Coelho com entrada pela Igreja de São Roque.

37 milhões de euros na conservação, reabilitação e valorização de edifícios, anunciou o Provedor Pedro Santana Lopes na inauguração da exposição "SCML Património com Futuro".

A exposição foi apresentada, esta quinta-feira, 9 de Abril, na Galeria de Exposições Temporárias desta instituição. A Diretora do Património, Helena Canto Lucas, deu as boas vindas, salientou a importância desta exposição, referindo a quantidade de pessoas envolvidas em cada projecto e em cada obra apresentada, concluiu dizendo "É assim que cuidamos do nosso património e cumprimos a nossa missão."

No seu discurso, o Provedor da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, sublinhou que "esta exposição explica o que estamos a fazer" e "reflecte acima de tudo uma estratégia de reabilitação, revitalização e rentabilização do vasto património da Santa Casa".

O Provedor destacou, também, que "fazer obras é um sinal, é dar esperança", acrescentando que "estas obras e projectos espelham uma abordagem inovadora, seja nas áreas da acção social, da saúde, e da cultura, que a SCML tem imprimido nas suas acções, sempre orientadas para a intergeracionalidade, mobilidade e sustentabilidade.

Enalteceu a cooperação desenvolvida com a Câmara Municipal de Lisboa, parceira indispensável neste processo, recordando a relação "fantástica" que tinha com o antigo presidente, António Costa e que deve continuar com o seu sucessor, Fernando Medina, presente nesta cerimónia.

Sublinhou, também, que a Santa Casa tem a "obrigação histórica e moral de cuidar, gerir e valorizar" todo o vasto património que lhe foi transmitido através de doações, legados e heranças de beneméritos.

No final, Pedro Santana Lopes, agradeceu o trabalho realizado pela equipa do Departamento de Gestão Imobiliária e Património (DGIP).

"Não podemos fazer o nosso trabalho sem a parceria da SCML" afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, enaltecendo, "a relação fundamental" entre a Santa Casa e o Município de Lisboa.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através da preservação, valorização, reabilitação e rentabilização do seu património respeita a memória e a vontade de todos aqueles que lhe entregam os seus bens e continua a sua missão social. As receitas geradas revertem para as causas apoiadas e para a actividade desenvolvida pela instituição nas áreas da acção social, da saúde, da educação, da cultura e do património.

Em muitos destes imóveis estão instalados lares, creches, unidades de saúde e demais equipamentos e serviços da SCML. Outra parte deste património destina-se ao arrendamento para habitação, comércio e serviços.

Notícia no site da SCML


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CINChromaGuide