agenda
-
Porto Open House
23.06.2015
Open House Porto // 4 e 5 de Julho (1ª edição)
Conheça os locais a visitar.




Criado em 1992 por Victoria Thornton, o Open House nasceu em Londres e desde então estendeu-se a todo o mundo, desde grandes metrópoles como Nova Iorque e Roma até a algumas das cidades mais cool como Barcelona e Buenos Aires.

Em Portugal, depois de três edições de sucesso em Lisboa, chega agora ao Porto com a vontade de se assumir como forma de ver, explorar e conhecer a arquitectura.

No fim-de-semana de 4 e 5 de Julho de 2015, todos estão convidados a vivenciar as qualidades do património arquitectónico e urbanístico de excelência da área metropolitana do Porto. Um roteiro abrangente que conjuga referências da cultura nacional e pequenas intervenções privadas, desde edifícios históricos até aos ícones da tão premiada arquitectura Portuguesa contemporânea.
Inteiramente gratuito, o Open House Porto convida o público a criar o seu itinerário pela cidade de acordo com os seus interesses, oferecendo ainda visitas comentadas por especialistas e/ou autores dos projectos.

Esta primeira edição tem como comissário o arquitecto Pedro Bandeira e integra uma cuidadosa selecção de 40 espaços de diferentes tipologias [conjuntos urbanos, habitação, equipamentos, infraestruturas e edifícios de comércio e serviços]. Em suma, locais que ilustram a singularidade e riqueza da história e da cultura da arquitectura local.

Enquanto primeiro evento cultural que reúne a associação da Frente Atlântica do Porto, o Open House Porto é uma co-produção da Trienal de Arquitectura de Lisboa com a Casa da Arquitectura e conta com as Câmaras Municipais do Porto, Gaia e Matosinhos como parceiros estratégicos.

O Open House é uma iniciativa anual que, num fim-de-semana, oferece acesso privilegiado
a espaços de relevo, dando a oportunidade a todos de experienciar as valência do património arquitectónico e urbanístico de excelência. Os visitantes são convidados a explorar espaços
de diferentes tipologias - entre os quais casas privadas, palácios, teatros, bairros históricos - que ilustram a singularidade e riqueza da história e da cultura arquitectónica.

A cada edição é proposto um roteiro diferente que combina alguns locais emblemáticos que se mantém e espaços nunca antes abertos ao público. Em 2012, foi lançado o Open House em Lisboa pela Trienal de Arquitectura de Lisboa que desde logo se revelou um evento com uma forte adesão [média visitantes das três edições: 14.000].

O público terá acesso a um extenso programa de percursos e visitas comentadas onde o visitante pode ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis, acompanhados por voluntários informa- dos ou mesmo autores dos projectos que realizam visitas especializadas.

Os detalhes sobre todos os edifícios e eventos estarão disponíveis a partir de 10 de Junho no site oficial do evento e nas páginas oficiais de Facebook e Twitter das entidades organizadoras.

Toda a informação.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS