agenda
-
Feira do Património 2015 - Seminário Internacional "Gestão Estratégica de Recursos Patrimoniais"
21.05.2015
A terceira edição da Feira do Património decorre nos dias 9, 10 e 11 de Outubro de 2015, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.

O Seminário Internacional “Gestão Estratégica de Recursos Patrimoniais”, evento kick-off da Feira do Património que decorreu no passado dia 14 de Maio em Lisboa, destacou a importância da valorização do potencial do património cultural.
Contando com a presença de oradores nacionais e internacionais, foram apresentadas algumas das mais interessantes instituições no campo da gestão patrimonial da atualidade.


O momento de apresentação da Feira do Património, ao final do dia, contou com a presença de Enrique Saiz, Director geral do Património Cultural da Junta de Castela e Leão, Catarina Valença, Directora geral da Spira, Nuno Vassalo e Silva, Director geral do Património Cultural, Helena Paula Pires, representante da AICEP, Fernando Nogueira, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp e Najla AlQassimi, Embaixadora dos Emirados Árabes Unidos em Portugal.

Congratulando a iniciativa da Feira do Património em Portugal, que vai este ano para a sua terceira edição e que conta pela primeira vez com a presença de um país convidado, a Embaixadora dos Emirados Árabes Unidos em Portugal afirmou o seu desejo de que este seja o início de uma relação mais profunda na área do Património entre Portugal e os Emirados Árabes Unidos.

Resultando das diligências efetuadas com o apoio da AICEP, a presença dos Emirados Árabes Unidos como país convidado na Feira do Património 2015 consubstanciar-se-á na presença de várias instituições e de uma comitiva de representação institucional.

A Feira poderá ainda revelar-se como uma etapa relevante para fomentar a atividade cultural nos Emirados, bem como sendo uma oportunidade de estabelecer contactos com agentes especializados na promoção, divulgação, proteção e criação de metodologias inovadoras para partilhar a riqueza do seu património cultural.



A inauguração desta dimensão particular da Feira do Património com os Emirados Árabes Unidos constitui uma possibilidade de contacto profundo com a dimensão cultural e civilizacional daquele país, permitindo um estreitar de uma relação ancestral recentemente renovada através da assinatura do Memorando de Entendimento entre os dois países. Espera-se, igualmente, poder contribuir activamente para futuras oportunidades aos agentes culturais de ambos os países, sejam instituições governamentais, empresas, entidades educativas, associações sem fins lucrativos, entre outras.


Consulte o resumo das intervenções dos oradores.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO