agenda
-
FORUM BEYOND 2020 • Construir cidades humanas e inteligentes
16.06.2015
LISPÓLIS • 22, 23 e 24 de Junho 2015
Nos dias 22, 23 e 24 de Junho, a cidade de Lisboa acolhe o Fórum BEYOND 2020, evento que vai trazer à capital portuguesa um grupo de pensadores, activistas, governantes, empreendedores e gestores de excepção nas respectivas áreas de trabalho, públicas e privadas.

Move-os a visão de contribuir para que as cidades se tornem cada vez mais inteligentes e humanas – em que o foco dos ecossistemas de inovação urbana visam garantir que a tecnologia funciona como ferramenta de apoio e de suporte aos cidadãos.

"No actual contexto de mobilidade, de investimento, de inovação e de empreendedorismo, em que as cidades funcionam como 'seres vivos', dotados de sua própria energia e com uma inteligência que lhes permite reinventarem-se ano após ano, queremos destacar e reforçar o papel do ser humano como o núcleo da transformação da cidade e melhorar a sua intervenção neste novo estágio de evolução do nosso planeta", explica a comissão organizadora, composta pela Alfamicro, a Imatch, a Update Cities e a Pointify.

Neste contexto, exige-se o envolvimento e a participação activa da administração pública central e local e de todas as partes interessadas nas diferentes áreas de intervenção e de vivência das cidades, em especial das cidades que se querem Inteligentes e Humanas.

O programa Portugal 2020, as políticas públicas, a agenda urbana, a gestão das cidades e o envolvimento dos cidadãos são as áreas de trabalho do primeiro dia do BEYOND 2020, a 22 de Junho.

No dia 23 de Junho, o destaque vai para os temas da inovação e do empreendedorismo no planeamento e desenvolvimento regional e local. A app "Mapa do Cidadão", que visa facilitar a vida ao cidadão através da indicação da localização dos serviços públicos mais próximos (ou em qualquer ponto do país), vai ser um dos temas a abordar por Joaquim Pedro Cardoso da Costa, secretário de Estado da Modernização Administrativa.

Seguem-se os vários módulos do projeto BIG Smart Cities, patrocinado pela Vodafone. Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo foi convidado a encerrar a sessão da tarde com a entrega dos BIG Smart Cities Prizes.

Arquitectura e urbanismo, tecnologia e economia, e criatividade e aprendizagem são os temas dos três primeiros painéis do dia 24. A ideia é ir mais além da necessidade de pensar a edificação e gestão dos tecidos urbanos. Há que construir e vivenciar a concretização dos novos paradigmas de intervenção nas cidades. Os últimos temas correspondem à apresentação do Projeto www.My-Neighbourhood.eu em Lisboa, em curso na Mouraria e em Marvila, e da rede de Human Smart Cities espalhada pelo globo.


Mais informações em Beyond2020.

Programa completo aqui.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING