outras notícias
-
Novo código de medição de áreas em Portugal
19.06.2015

Foi apresentado um novo código de medição que pretende uniformizar a forma como se apresentam as áreas dos edifícios de escritórios. É o primeiro, de medição de áreas e estabelece os critérios que devem ser implementados, aquando a medição de um edifício de escritórios. O código foi elaborado pelo RICS, uma organização profissional global que reúne os técnicos do mercado imobiliário que incorporam as melhores práticas do sector, e apresentado no Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG.

Este novo código intitulado de RICS Property Measurement é o primeiro, de medição de áreas, publicado pelo RICS, de acordo com o International Property Measuremet Standards – IPMS Offices – e que resultou do trabalho desenvolvido pela International Property Measuremet Standards Coalition que foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto por 18 peritos e validado pelo contributo de uma coligação de mais de 60 organizações e 100 parceiros, representando mais de um milhão de profissionais no mundo inteiro, com vista a uniformizar os critérios de área usados em todo o mundo.

O novo código é disponibilizado gratuitamente, tendo sido estabelecidos 3 critérios diferentes de medição:

IPMS1 – Área medida pelo perímetro exterior da parede exterior reportada piso a piso.
IPMS2 – Soma das áreas medidas pela face interior dominante da parede exterior, desagregada por componentes e reportada piso a piso e por último, uma terceira variante.
IMPS3 cuja medição deve ter em conta a área disponível para utilização exclusiva dos ocupantes, excluindo espaços de utilização comum, bem como circulações partilhadas, quantificada ocupante a ocupante e piso a piso.

Estes novos critérios serão adoptados por todos os membros RICS a partir de 1 de Janeiro de 2016 destacando o RICS como uma das organizações mundiais lideres neste processo internacional de adopção de um critério geral e único para a medição de escritórios.

Após um inquérito realizado pelo RICS a uma amostra constituída por promotores imobiliários, consultoras, avaliadores, banca, fundos de investimento, entre outros, 63% considerou de relevância extrema a existência de uma norma global, enquanto que 25% consideram esta temática muito relevante, o que vem demonstrar o interesse que os profissionais do sector têm por esta questão.

“A publicação do RICS Property Measurement reflecte o compromisso da organização em assegurar que os seus membros actuam de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, com rigor, objectividade e transparência, sendo mais um contributo para aumentar a confiança do mercado nos profissionais membros do RICS", revela Carlos Pereira, IPMS Champion e membro da direcção do RICS em Portugal.

Fonte: Diário imobiliário



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO