outras notícias
-
"ID (ENTITY) BOX" representa Portugal na 13ª Quadrienal de Praga "Performance Design and Space"
19.06.2015
"ID (ENTITY) BOX" é o projecto curatorial que irá representar Portugal na 13ª Quadrienal de Praga "Performance Design and Space" - a mais importante mostra mundial de cenografia e arquitetura teatral - que este ano se realiza de 18 a 28 de junho, em Praga, República Checa. Entre os seleccionados para expor estão alguns arquitectos.

A Associação Portuguesa de Cenografia (APCEN) é a entidade responsável pelo comissariado da representação portuguesa, estando a coordenação geral do projecto a cargo de Marta Carreiras, Rui Francisco e José Manuel Castanheira. "ID (ENTITY) BOX" ocupará a sala G30 da Kafka's House, em Praga.

Para responder ao tema geral da Quadrienal - SharedSpace: Music Weather Politics - o projecto curatorial português encontrou como principais eixos estruturais os conceitos de Identidade e Política. Segundo os comissários da representação portuguesa "as manifestações públicas dos últimos três anos em vários pontos do mundo mostram a necessidade de usar a teatralidade como meio de expressão (representar, mascarar, construir espaços temporários). É altura de repensar o teatro como o último espaço humano".

Este ano, Portugal estará representado em três secções: secção "Países", com a intervenção "Think outside the box", um encontro individual com vários cenógrafos portugueses através de uma instalação multi-video; secção "Estudantes", em que Portugal estará representado pela primeira vez, com a exposição "Unpack to go", que consiste na apresentação de caixas postais dos CTT contendo a identidade artística de estudantes de cenografia e artes de palco; e secção "Espaço", com a intervenção "By the book or by the space", a qual se materializa numa conferência e numa visita guiada/performance realizada por uma atriz em vários espaços da cidade de Praga.

"ID (ENTITY) BOX" conta com as participações de 31 cenógrafos, artistas plásticos e actores, num total de 18 intervenções artísticas, as quais se realizaram no passado mês de Abril numa réplica da sala G30 da Kafka's House, montada no Jardim Público de Montemor-o-Novo e no Cine-Teatro Curvo Semedo. O registo vídeo de todas as intervenções nesta Réplica (IDENTITY BOX) dará lugar ao projecto curatorial que irá representar Portugal na QP2015: uma instalação projectada diretamente - e em escala real - nas paredes da sala G30 na KAFKA'S HOUSE. Esta projecção resultará, segundo a curadoria do projecto, num "lugar deslocado do seu contexto histórico, cultural e arquitectónico", permitindo a criação de um "objecto de trabalho que ganha imediatamente um peso sígnico, que é precisamente o que caracteriza os lugares de ficção com que as artes performativas estão familiarizadas".

Os artistas participantes no "ID (ENTITY) BOX" são: Amândio Anastácio, João Bastos e Tiago Fróis (com a intervenção Um Jardim Público), Marina Arnal Ferrándiz (A Leviana Gentileza de uma Quimera), Joana Saboeiro (Re-tiled), Maria Luíz (Azul Cobalto), Pedro Crisóstomo (Sobre a Memória da Velocidade de um Corpo), João Brites, Clara Bento e Rui Francisco (Onde Está o Meu País?), Luís Santos (Connextion(s)), José Capela (Política Sem Título), José Manuel Castanheira, Francisca Castro, Francisco Pessoa Júnior, Nuno Tomaz e Pedro Castanheira [O sonho de J. (Metamorfoses de um Cenógrafo)], Miguel Ricardo (Tributum), Inês de Carvalho e Helena Calvet (Paper Variations), Fernando Alvarez [EXIT(o)], Francisco Moura Pinheiro (Framed Reversed), Sara Franqueira (Dupla face), Paulo Oliveira e Stéphane Alberto (Duelo ao sul), Helena Guerreiro e Manuel Alão (Variações Sobre a LACK: A Mercadoria Como Cenário), Filipa Malva, Ricardo Correia e Jonathan Azevedo (A partir de Barbi(e)) e Ana Paula Rocha (Abrir portas).


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA