agenda
-
Arquitectura é no teatro (de Almada)
08.07.2015
"Arquitectura e teatro. Dar lugar ao acontecimento' é um conjunto de iniciativas sobre arquitectura que integra o 32.º festival de Almada, com curadoria dos arquitectos João Quintela e Tim Simon.

Entre 4 e 18 de Julho, pode visitar-se o pavilhão Povera, projecto de João Quintela e Tim Simon (na Escola Básica D. António da Costa, junto ao teatro de Almada), uma construção efémera em madeira, concebida pela repetição de um módulo, que recorda os anfiteatros da antiguidade romana e em que palco e plateia são um e o mesmo espaço, oferecendo-o deste modo a espectadores e actores.
Mais: http://www.darlugaraoacontecimento.com/#!povera/cd2f

Neste pavilhão, a meio caminho entre o Teatro Municipal Joaquim Benite e o fórum Romeu Correia, o encenador e arquitecto Luis Amália Rodrigues Carnero leva à cena a peça Povera. Cena. Cenoura: uma peça em sete actos e epílogo, que decorre antes e depois dos espectáculos que terão lugar no palco grande do Teatro de Almada (dias 4, 6, 8,10, 12, 14, 16 e 18 de julho, com entrada livre).
Mais: http://www.darlugaraoacontecimento.com/#!actuacao/c1p9k

Com o apoio da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos decorre um conjunto de conferências com o nome genérico Dar lugar ao acontecimento na Escola Básica D. António da Costa, com entrada livre e sempre às 18h30. Barbas Lopes Arquitectos e Manuel Graça Dias (14 de julho) vão ter uma abordagem sobre disciplinar sobre projecto e construção de teatros: teatro de Almada, teatro da Politécnica, teatro Thalia. José Capela, José Manuel Castanheira e João Mendes Ribeiro (15 de julho) discutem a cenografia e o trabalho cenográfico em conjunção com os encenadores. Jesús Donaire e Nuno Grande (16 de julho) fazem uma retrospectiva do contexto arquitectónico recente em Espanha e Portugal, através da experiência de comissariado de exposições; e em projectos em que a componente de participação cívica e transformação social é particularmente relevante. Todos os debates são moderados por Sara Franqueira.
Mais: http://www.darlugaraoacontecimento.com/#!sobre/c2414

O cenógrafo francês Jean-Guy Lecat, que fez parte da equipa construtiva do teatro de Almada, dirige um workshop de arquitectura e cenografia (14, 15 e 16 de junho, 14h-18h), organizado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos e certificado por esta.
Mais: http://www.darlugaraoacontecimento.com/#!workshop-de-cenografia/c1vlw

A celebração dos 10 anos do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) decorre em paralelo e, para a celebrar, será apresentada uma exposição inédita na Escola D. António da Costa, que quer partilhar o conhecimento com o público de pessoas que tornam possível o funcionamento e programação do teatro. Entrada livre.
Mais: http://www.darlugaraoacontecimento.com/#!exposio/c11zg

No dia 18 de Julho (11h), Manuel Graça Dias guia uma visita ao teatro de Almada. Entrada sujeita a marcação.
Mais: http://www.darlugaraoacontecimento.com/#!visita-guiada/c1ige

Com concepção e orientação da arquitecta Fabrícia Valente, numa organização do serviço educativo do Museu Colecção Berardo, decorre um evento que pretende registar, mas de forma plástica, as impressões resultantes da visita ao pavilhão Povera. O gesto como tradução, nome da iniciativa, decorre junto a esse pavilhão em todos os dias de espectáculo no palco grande. Entrada livre.
Mais: http://www.darlugaraoacontecimento.com/#!servio-educativo/cu1

Toda a informação.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA