agenda
-
A TUA CASA / da sombra à penumbra
26.08.2015
3 a 10 de Setembro
10h às 18h
Galeria da sede nacional da Ordem dos Arquitectos
inauguração: 3 de Setembro, 18h
A proposta, a indução à quebra, ao permeável impossível, o convite à exploração da distorção, pela perda de referência, desafiando a progressão no espaço. A intervenção proposta, “da sombra à penumbra” pretende trabalhar com três elementos, a luz translúcida, a luz rasante e a reflexão múltipla.

Um labirinto acidental. Uma tela, a projecção do espectáculo inocente, inconsciente, é feito primariamente, na habitual entrada de quem desce as escadas. Esta será encerrada, através de dois planos de papel vegetal, a entrada proposta será então feita pelo outro extremo da sala. Uma sequência de planos, folhas de papel vegetal, com dois metros e dez de altura, dispostas transversalmente ao comprimento da sala, subdivididas em quatro peças, elevadas a cinco centímetros do chão e rebaixadas aproximadamente onze centímetros dos caixotões do tecto.

A luz, concentrada no ponto de entrada e projectada em direcção à outra extremidade da sala. O trajecto, assim lento e acidentado, desafia e provoca activamente o utilizador a participar livremente, obrigando-o a tomar decisões enquanto este interage com a peça, revelando-o de uma maneira passiva, pelos jogos de sombra, penumbra e luz, através das várias camadas. o canto, dois planos espelhados encontra-se num ângulo de quarenta e cinco graus.

No ponto menos iluminado da sala, no término da sequência de telas, todo o fluxo é escoado para um extremo onde a multiplicação de todas as experiências vividas neste percurso se replicam infinitamente.

Assim, “da sombra à penumbra” encontra-se organizada em três níveis:
* a luz translúcida, que cria os espaços impenetráveis com limites difusos, em varias gradações de luz, e onde as sombras e focos desaparecem numa atmosfera homogénea;
* a luz rasante, que potência a relação das texturas existentes nos planos horizontais da sala, face aos planos verticais introduzidos e à ideia de limite.
* a reflexão múltipla, o momento de conclusão, da suma de todos os jogos , acções e interacções, a penumbra e o olhar distante. O enaltecimento da sombra.



David Carrasco
escola técnica superior de arquitectura da universidade politécnica de madrid, ano de 2012. fez uma especialização no ramo da edificação, distinguindo-se nas disciplinas de estruturas e de construções. concluiu o mestrado de projectos de arquitectura avançados em 2013, e participou no laboratório de estratégias singulares de arquitectura. frequenta o programa de doutoramento da escuela técnica superior de madrid (etsam), a sua investigação centra-se nas capacidades primitivas do betão, tema sobre o qual já teve oportunidade de publicar.
desde o início do ano lectivo de 2012, é membro integrante da equipa de docentes como assistente na ud do arquitecto alberto campo baeza.
em 2013, teve oportunidade de fazer parte da intervenção ao abrigo da trienal de arquitectura de Lisboa, “uma chuva de sonhos”, do arquitecto campo baeza, no pavilhão kairos.

Frederico Vieira Reis
concluiu os estudos académicos no departamento de arquitectura da universidade autónoma de lisboa, no ano de 2011, tendo feito uma passagem ao abrigo do projecto erasmus, no ano de 2007/2008, na facoltà di architettura valle giulia, sapienza, università di roma.
colaborou com ateliers em portugal e também em paris, onde realizou o estágio profissional para a ordem dos arquitectos, oasrs. desenvolveu vários projectos de vídeo em colaboração com o realizador sérgio mendes oliveira, destacando-se entre eles “mergulho, piscinas para o poço do bispo”.
colaborou também com a artista plástica dalila canto choro, em projectos como rear window: voyeurism, perspectives through the secret garden, e no projecto impressões no vazio, instalação vencedora no open call do pavilhão kairos e inaugurada em fevereiro 2014.
no último ano tem vindo a desenvolver projectos de arquitectura a título próprio, tais como a casa pilar e o tanque, em loulé, ou a casa no castelo, em faro.
actualmente reside e trabalha em londres.

Esta exposição conta com o apoio da Planimétrica.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA