agenda
-
-
Imaginar a cidade 1995 - 2015
06.10.2015
desenhos de João Santa-Rita
inauguração: 7 de Outubro
21h
Sala do Veado
Museu Natural de HIstória Natural e da Ciência
Lisboa


DESENHAR A CIDADE
desenho iniciado em 1995, para o evento Lisboa Fora de Horas, organizado pelo Centa, Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas, trabalhado em 2012 para integrar a exposição POST pombalino IT, e de novo em 2015 para a presente exposição.

VIVA A CIDADE
um desenho de uma visão panorâmica de uma Lisboa fora do tempo, com colinas emergindo na paisagem entre vales construídos. Um desenho que reflecte o contraste entre a cidade densa e labiríntica e a cidade dos espaços abertos e contínuos que se estendem ao longo da margem do rio. Um desenho fora do tempo do planeamento, do tempo das regras da ciência e das ciências das regras, da proibição, da inibição, da segregação, da separação. Uma cidade que reivindica a cidade dos ambientes, versus a cidade do ambiente, a cidade do cheiro, versus a cidade inodora, a cidade do ruído, versus a cidade do silêncio, a cidade do convívio versus a cidade do isolamento, a cidade da partilha versus a cidade do individualismo, a cidade da vida, versus a vida na cidade, a cidade inventada versus a cidade controlada.

CELEBRAR A CIDADE
um desenho que ilustra a cidade do planeamento aberto e estruturante, versus a cidade do planeamento fechado e impositivo. Um desenho que reivindica a espontaneidade e a liberdade que no passado marcaram a construção e a apropriação da cidade.


Exposição

Desenho

João Santa-Rita
Colaboração
Pedro Lebre, João Vidal Sousa, Carolina Portugal
Tradução
Zé Santa-Rita
Produção
Teresa Saldanha Santa-Rita
Montagem
Oficina dos Museus
Apoio
Valchromat

Por ocasião desta exposição será lançado um livro, POST pombalino IT, com desenhos de João Santa-Rita, publicado pela editora Caleidoscópio.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING