agenda
-
Colóquio, Arquitetura e Ornamento em Tomar. Fixação e mobilidade
21.10.2015
Realiza-se no dia 30 de Outubro, no Convento de Cristo, em Tomar, o Colóquio, Arquitectura e ornamento em Tomar. Fixação e mobilidade, organizado pelo CEAACP/UC e pelo Convento de CristoC/DGPC.

Entrada livre, sujeita a inscrições e à capacidade da sala. As inscrições deverão ser enviadas ao cuidado de Dr.ª Sandra Costa – Convento de Cristo: sandracosta@ccristo.dgpc.pt

O Colóquio Arquitectura e ornamento em Tomar. Fixação e mobilidade é o primeiro com a marca CCC (Colóquios do Convento de Cristo) e resulta de uma parceria estabelecida em 2014 entre o Convento de Cristo (DGPC) e o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (FLUC).

O tema central deste Colóquio investe sobre uma categoria maior em Tomar – o ornamento. Não como elemento difuso, dependente e subsidiário na esfera da arquitectura mas enquanto recurso vital, autónomo e simultaneamente agregador de uma estratégia conjunta no plano da construção de um mundo perfeito e ideal. Assim, se o ornamento não pode ser dissociado de um espaço organizado e racionalizado pela arquitectura, a ele cabe a missão de clarificar e capitalizar a atmosfera criada. Nesse particular desígnio, a inteligibilidade que fundamenta cola-se aos elementos formais da arquitectura mas também se inscreve na órbita e substância de outras disciplinas artísticas.

Herdeiro de uma prática interventiva desde a instalação templária, o Convento de Cristo em Tomar constitui-se como verdadeiro laboratório de experimentação do mundo, interface de uma rede cruzada de ambições políticas e religiosas que mobilizam a fertilidade deste território cultural. Ultrapassar a observação do ornamento como recurso meramente decorativo e captar a sua essência e função como elemento charneira de um discurso concertado, que também integra a visão onírica do desconcerto, são os grandes objectivos deste Colóquio. O mérito reconhecido dos oradores é garantia absoluta da abordagem inovadora sobre um dos problemas mais palpitantes que envolvem o Convento de Cristo e as práticas artísticas da criação.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017