agenda
-
Página Sagrada, de Álvaro Siza
20.11.2015
até 7 Janeiro, na Galeria João Esteves de Oliveira

A Galeria João Esteves de Oliveira tem patente a exposição Página Sagrada, de Álvaro Siza, onde se dá a ver um extenso conjunto de desenhos, todos de 2007, que ilustram episódios bem conhecidos das vidas de S. Pedro e S. Paulo.

Em grafite, sobre folhas A3, estes trabalhos integram a série dos que Álvaro Siza desenhou para os painéis de azulejos que revestem as paredes do plano subterrâneo da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

O catálogo editado é enriquecido com um texto luminoso da autoria de José Tolentino Mendonça que aqui se dá a provar através do seguinte excerto:

“(...) como é que a página de Álvaro Siza Vieira se faz sagrada? E evoco um texto da escritora Marguerite Yourcenar, em “O tempo, esse grande escultor”, onde se descreve um programa porventura atípico, ou nem tanto, de convívio com a bíblia: “tento extrair dos textos sagrados que se lêem mas nem sempre se ouvem, na igreja, as partes que nos impressionariam se as encontrássemos em Dostoievski ou Tolstoi, ou em qualquer biografia ou reportagem sobre a vida de um grande homem ou de uma grande vítima”.
Não sei se é exactamente esta a proposição que explica a leitura seguida por Siza Vieira, mas há entre elas afinidades detectáveis. Num caso e noutro, a fidelidade aos elementos do relato bíblico não adopta o tom hagiográfico.”

PARA MAIS INFORMAÇÕES VISITE WWW.JEOGALERIA.COM

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO