notícias da OA
BOAS FESTAS, UM BOM ANO!
18.12.2015

Assinalamos como tema transversal a todo o ano 2015 as iniciativas relacionadas com a defesa das QUALIFICAÇÕES E ACTOS PROFISSIONAIS DOS ARQUITECTOS.

A este propósito destacamos a apreciação, na Assembleia da República, da Petição “Pelo Direito à Arquitectura - contra as Propostas de Lei n.º 226/XII e n.º 227/XII”, a publicação do Novo Estatuto e a aprovação em Conselho de Ministros da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem.

Outros destaques nos parecem fazer inteiro sentido: Nuno Teotónio Pereira foi distinguido com Prémio Universidade de Lisboa'15 por proposta da Ordem, cinco "personalidades" receberam a distinção de membro honorário OA – Eduardo Souto de Moura, Conselho dos Arquitectos da Europa, Jornal Público, Manuel Graça Dias e João Luís Carrilho da Graça.

Alegra-nos ainda neste ano que termina a 1ª edição da Recepção aos Novos Membros, o lançamento da 5ª edição Habitar Portugal, o fecho e a abertura de um novo ciclo do Jornal Arquitectos, o Roteiro pela Profissão em Lagos e Matosinhos que descentralizaram o debate da Profissão, as 8 exposições A TUA CASA na Galeria da sede nacional, a 10ª edição do Prémio Fernando Távora e até a nossa presença na Tektónica e Concreta com o espaço Architects on Business – promovendo os nossos membros e o seu trabalho.

Mas, porque nem todos os temas são de júbilo, assinalamos com tristeza o fim da publicação do Boletim Arquitectos.

A Ordem permite que o sucesso individual de cada arquitecto, de cada equipa, de cada associação se espelhe em toda uma classe; que os insucessos, as perdas, encontrem amparo num colectivo.

Das iniciativas da Ordem, conjuntas com outras entidades, destacamos a edição do Programa Nacional de Bolsas de Investigação, a 2ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a 3ª Edição do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira.

Mas poderíamos ainda colocar em evidência um sem-número de sucessos individuais de muitos arquitectos em Concursos e Prémios nacionais e internacionais: Álvaro Siza Vieira foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio Vida e Obra de Autor, duas obras portuguesas foram finalistas no Prémio Mies Van der Rohe 2015, um arquitecto português ganhou a corrida ao Prémio FAD, especialistas portugueses reabilitaram aldeias históricas no Butão… Realizaram-se ainda a 1ª edição Open House Porto, a 3ª edição Open House Lisboa, a 3ª edição do Arquitecturas Film Festival, a 4ª edição do Prémio Archiprix Portugal, o lançamento internacional da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa e mais uma edição, a décima terceira, do Europan.

Com pesar e, porque nem todos os acontecimentos foram de alegria anunciámos a morte de Pancho Guedes, Vasco da Câmara Pestana, Teresa Beirão e José Diogo Gaivão.

Em 2015 estivemos cá, do seu lado, para a defesa dos interesses dos arquitectos e da arquitectura - preparando, ajudando, alertando, promovendo, dando-lhe uma voz colectiva. E em 2016 será também isto que faremos.



BOAS FESTAS, UM BOM ANO !



Conselho Directivo Nacional




Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING