agenda
-
A TUA CASA / LAB inside the box
14.01.2016
de 14 de Janeiro a 27 de Janeiro
ianuguração: 14 de Janeiro, 19h
Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos

A ideia inicial partiu da escultura Floating Room de Nauman e de uma proposta que o colectivo LAB criou recentemente para um concurso de ideias de um stand para a Jofebar. Com este conceito decidiram criar duas caixas suspensas que se desligassem em todas as suas faces do espaço expositivo proposto. Estas duas caixas são construídas em material leve (placas de esferovite 200x100x5cm) à cor natural, coladas entre si e criando assim duas caixas que se confrontam. As duas caixas são suspensas ao tecto por cabos de aço.
Descendo e entrando no espaço expositivo, deparamos com o logo LAB à nossa frente e com duas caixas suspensas frente a frente que nos convidam a entrar nos seus espaços interiores. Em cada caixa vai funcionar uma box LAB. Na caixa da esquerda e com acesso ao auditório vai funcionar a LAB (arquitectura). Aqui vão ser expostos oito painéis com trabalhos recentes em que participaram (concursos e obra). Na caixa da direita vai funcionar a LAB store (design) projecto associado ao nosso escritório. Nesta caixa vão existir peças recentes desenvolvidas pela LAB store suspensas no ar (por fios de pesca) e um vídeo projectado numa das paredes. No espaço residual que sucede à caixa da LAB store, montamos um pequeno espaço de estar dedicado a outro projecto associado ao LAB. A retro LAB (mid century furniture) vai criar um pequeno espaço de estar com móveis e peças das décadas de 1960 e 1970 predominantemente português, destacamos o mobiliário produzido pela metalúrgica da Longra pelo designer Daciano da Costa.

Descritivo de LAB
LAB é um colectivo de arquitectura que associa várias práticas desde a arquitectura ao design. Fundado no Porto em 2008 por Tiago Freitas. O projecto LAB é constituído por um colectivo de arquitectos que pontualmente colaboram em diferentes projectos.
Tiago Freitas é estudante de doutoramento na FAUP. A sua pesquisa actual é sobre casas de férias em Portugal entre 1940 e 1974. Formou-se em Arquitectura na ESAP, fez estágio na ex. CRUARB. Mestre pela FA-UTL, com a tese "Mutações e Transformações das balneares em Portugal", fundou em 2008 o LAB.
Pedro Costa (estagiário entre 2013 e 2014) formou-se na FAUP. Estudante Erasmus na Universidade de Granada, onde estudou arquitectura e urbanismo islâmico e da América Latina e das Filipinas. Mestre na FAUP, com tese intitulada "Museu e espaço público - de transformação cultural para a inauguração da nova forma", sob a orientação do Prof. Madalena Pinto da Silva. Fez curso em Design de Comunicação Visual na FBAUP em Design Multimédia e Comunicação nas PME - Pequenas e Médias Empresas Porto, Vídeo Jamming na cooperativa cultural Velha-a-Branca, Braga.
Susana M. Lima é estudante de doutoramento na FAUP, onde desenvolve a sua investigação em Arquitectura Portuguesa, nomeadamente os contributos de Fernando Távora. Mestre em Arquitectura pela FAUP, com a dissertação “Fernando Távora e o Espaço Público Português”, participando mais tarde nos encontros de Investigadores “Fernando Távora figura eminente da UPorto 2013”. Colabora esporadicamente com o colectivo LAB, desde 2015.
Associado a LAB existem outros projectos comuns que partilham a mesma abordagem conceptual. A LAB store tem por objectivo desmistificar o design e torná-lo acessível. O desenho dos objectos baseia-se em linhas depuradas, no design dos anos 60 e 70 assim como no mobiliário Nórdico. Actualmente sob a marca LAB store encontram-se em venda um pequeno número de objectos em diferentes tipos de madeiras assim como uma linha de produtos têxteis. A retro LAB é um espaço dedicado ao design do séc. XX situado entre as décadas de 1950 a 1980, predominantemente Português. LAB box é um projecto a abrir em breve que visa promover artistas emergentes.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO