agenda
-
-
Habitar Portugal 12-14 / Exposição inaugural / Porto
15.02.2016
A exposição teve lugar na Galeria Municipal (Jardins do Palácio de Cristal), uma iniciativa Ordem dos Arquitectos com co-produção Câmara Municipal do Porto e contou com 22.181 visitantes.



Habitar Portugal 2012-14 > Está a arquitectura sob resgate?

O Habitar Portugal 12-14, pretende ser um olhar sobre a produção arquitectónica portuguesa do último triénio (obras concluídas entre 1 de Janeiro de 2012 e 31 de Dezembro de 2014). O comissariado desta edição, Luis Tavares Pereira, Bruno Baldaia e Magda Seifert, propôs um tema de fundo, um princípio de análise a partir do momento que o País vive a que, presumimos, a produção de arquitectura não será alheia. O tema proposto - está a arquitectura sob resgate? - estabelece desde logo um lugar onde situar as obras e um enquadramento para as poder ver e analisar. Foi a partir destes pressupostos que o Habitar Portugal seleccionou um conjunto de obras que representem este contexto, este espaço específico de tempo. O Habitar Portugal 12-14 reuniu, numa fase de pré-selecção, um conjunto de mais de 400 obras em que se procurou entender a prática de arquitectura portuguesa destes três anos, os seus programas, contextos e condições. Este não é um prémio de excelência, é um prémio que pretende tornar evidente a exemplaridade de cada uma das obras escolhidas, a forma como representam a melhor realidade possível. Em tempos de escassez foi gratificante identificar a qualidade e diversidade deste conjunto de obras que manifesta, de forma evidente, a vitalidade da arquitectura portuguesa.

A selecção HP 12-14 , que contempla 70 obras distribuídas pelo território nacional, incluindo Ilhas, e 10 obras construídas por arquitectos de Portugal no estrangeiro, foi anunciada publicamente numa cerimónia no Museu do Dinheiro | Banco de Portugal, a 26 de Outubro, em Lisboa.

A edição HP 12-14 , prevê um conjunto de 14 exposições em território nacional, até ao final de 2017.

A primeira exposição terá lugar na Galeria Municipal (Jardins do Palácio de Cristal), uma co-produção com a Câmara Municipal do Porto, inaugurando no dia 18 de Fevereiro pelas 19h00.

A programação paralela incluirá apresentações, pelos autores, das obras selecionadas na Área Metropolitana do Porto, debates, um ciclo de cinema, um programa de visitas guiadas e serviço educativo.

Está prevista ainda a publicação de uma edição especial do Jornal dos Arquitectos J-A sobre o Habitar Portugal e ainda a reformulação do sítio www.habitarportugal.org, para disponibilizar não só as obras da selecção HP 12-14, mas também, e pela primeira vez, as obras de todas as edições anteriores.



Programação Paralela

18 de Fevereiro (quinta-feira) Inauguração da Exposição, 19.00 (c/ visita à exposição)
20 de Fevereiro (sábado) Visita Guiada, 17.00
24 de Fevereiro (quarta-feira) / Apresentação (conferência), 19.00


2 de Março (quarta-feira) / Apresentação (conferência), 19.00

9 de Março quarta-feira) / Apresentação (conferência), 19.00


16 de Março (quarta-feira) / Debate,18:00
6, 7 e 8 Abril (quarta a sexta-feira) / 3 Filmes, 19.00


9 de Abril (sábado) Visita Guiada, 17.00 + Debate, 18.00

25 de Abril (segunda-feira) / Encerramento da Exposição c/ Debate 18:00

Site Habitar Portugal


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA