agenda
-
OMA no ciclo Distância Crítica
25.01.2016
17 de Fevereiro
19h
Grande Auditório do CCB

A Distância Crítica regressa no próximo dia 17 de Fevereiro com Ellen van Loon dos OMA. O estúdio de arquitectura é conhecido pela sua assinatura de formas inesperadas, da qual resultam edifícios marcantes como a Casa da Música no Porto, ou o CCTV Headquarters em Beijing.

Fundado em Roterdão em 1975, o OMA é hoje um atelier internacional com escritórios em Nova Iorque, Hong Kong, Doha e Dubai. Ellen van Loon faz parte do grupo de nove associados que o compõem, entre eles o seu fundador, o arquitecto Rem Koolhaas.

Paralelamente à sua actividade existe o AMO, o ramo de dedicado à investigação que trabalha em áreas para além da arquitectura. Foi já responsável por várias publicações como o Project Japan (Taschen, 2010), e o programa educacional do Strelka Institute em Moscovo. Em 2014, juntamente com a Universidade de Havard, o AMO desenvolveu a curadoria da 14ª Bienal de Veneza.

A conferência de Ellen van Loon será seguida de uma conversa com o arquitecto Pedro Baía.

Reserve o seu bilhete aqui.

Ellen van Loon
Arquitecta de vanguarda que em 1998 integrou o atelier OMA responsável por alguns dos edifícios mais emblemáticos do mundo. Diversos projectos que desenvolveu foram galardoados caracterizando-se por combinar sofisticação e uma complexa execução técnica. São exemplos disso a sede Rothschild Bank, o Maggie's Centre perto de Glasgow e a Embaixada da Holanda em Berlim (vencedor Mies van der Rohe 2005). Do seu perfil destacam-se o profundo conhecimento técnico e operacional e uma forte visão para o negócio.
Actualmente está a trabalhar num projecto de uma biblioteca multimédia em França e o Centro de Arquitectura Dinamarquês, em Copenhaga.

Pedro Baía (Coimbra, 1980)
Coordenador editorial da Circo de Ideias, onde foi editor dos livros «Koolhaas Tangram» (Circo, 2014) e «Berlim: Reconstrução Crítica» (Circo, 2008). É professor auxiliar convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho desde 2014. Entre 2008 e 2015, foi o editor de arquitectura da Artecapital. Entre 2013 e 2015, foi membro da redacção do Jornal Arquitectos. Doutorou-se em teoria e história da arquitectura pela Universidade de Coimbra em 2014 com a tese «Da Recepção à Transmissão: Reflexos do Team 10 na Cultura Arquitectónica Portuguesa 1951-1981».

Toda a informação.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017