notícias da OA
-
Inauguração da nova sede Secção Regional do Norte a 12 de Março
29.02.2016
Uma nova casa dos arquitectos abre portas no próximo dia 12 de Março no Porto. 
As celebrações têm início às 16h30 e concluem um processo que envolveu o colectivo de cinco direcções regionais (de que é apenas referido o nome do presidente) e o escritório NPS Arquitectos Associados ao longo de mais de uma década. 


A aquisição das duas habitações geminadas, com logradouro comum, datadas do final do século XIX e localizadas na Rua Álvares Cabral (n.º 136 e 150), concretizou-se em 2002, quando a Ordem decidiu investir no seu património imóvel e adquiriu também um edifício em Faro destinado à sua delegação no concelho. 

Na visão do arquitecto Carlos Guimarães, então presidente, era necessário dotar a Secção Regional do Norte com condições para desenvolver serviços e actividades que as exíguas instalações na Rua D. Hugo, inaugurada em 1993, há muito não permitiam, não oferecendo respostas ao importante crescimento das responsabilidades que decorriam da transformação da Associação dos Arquitectos Portugueses em ordem profissional. A intenção era a de recuperar rapidamente a casa em melhor estado de conservação.
 
Quando o arquitecto João Pedro Serôdio toma posse, no final de 2004, está encontrada a equipa classificada em primeiro lugar no “concurso público para a concepção das novas instalações da sede OASRN”, a equipa “NPS Arquitectos Associados, Lda - Rui Neto, Odete Pereira e Sérgio Silva. O projecto desenvolve uma solução global, que integra o restauro de uma das casas, a reabilitação da segunda casa em estado de ruína avançado e a construção de um novo edifício no logradouro. O deferimento do processo de licenciamento aconteceu em Abril de 2008.

A arquitecta Teresa Novais define uma estratégia de marketing e de angariação de apoios que permitam a candidatura a financiamentos públicos e à obtenção de patrocínios. Para o efeito a casa deve constituir-se como um “caso de estudo”. Em primeiro lugar, nos domínios técnicos - intervenção no património, eficiência energética e sustentabilidade - mas também da inovação, da criatividade e da investigação, uma vez que o edifício irá alojar, para além da direcção e outros órgãos da secção regional, os serviços e o projecto Norte 41º, um centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade, um projecto candidatável ao QREN.

Mesmo no final do mandato do arquitecto José Fernando Gonçalves, o mais afectado pela crise, é confirmado o financiamento do QREN, o que permite lançar o concurso de empreitada e seleccionar uma empresa construtora.

A arquitecta Cláudia Costa Santos conseguiu renegociar o financiamento QREN e obter uma comparticipação da Câmara Municipal do Porto.

Para uma empreitada orçada em 1,323,545 euros, competirá à Ordem dos Arquitectos um investimento de cerca de 7,4%.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO