agenda
-
14º Congresso dos Arquitectos / NOVA DATA para apresentação de comunicações, recomendações e moções: 30 de JUNHO
29.06.2016
Todos os que já entregaram podem proceder a alterações até à data indicada.
14 a 16 de Julho de 2016
Viseu
Como inscrever-se, participar e outras informações em
www.congressodosarquitectos.pt



O Congresso dos Arquitectos representa, desde 1948, uma forte tradição associativa e um convite à intervenção pública dos arquitectos, no contexto do trabalho desenvolvido pelas sucessivas organizações representativas dos arquitectos em Portugal.
O Congresso dos Arquitectos assume-se hoje em Portugal como o principal fórum de debate aberto à participação de todos os arquitectos, nos âmbitos do exercício da profissão de arquitecto e da promoção da arquitectura.
As conclusões dos trabalhos informarão a Moção do Congresso, que se pretende uma tomada de posição pública e um reflexo das preocupações e das posições dos arquitectos perante um conjunto diversificado de desafios que hoje se colocam aos arquitectos e à sociedade.

Para isso, da Moção do Congresso deverá resultar um plano de medidas, acções e actividades concretas, que possam guiar e influenciar as próximas orientações estratégicas e políticas nacionais, determinantes para o futuro do exercício da arquitectura e para a reabilitação das nossas cidades; nessa medida, deseja-se que as conclusões do Congresso ajudem a potenciar uma intervenção pública da Ordem dos Arquitectos conducente a uma melhoria das condições de trabalho dos arquitectos e a um reforço da importância da sua intervenção na sociedade.


Objectivo estratégico
MAIS ARQUITECTURA
Reivindicar uma maior presença e participação dos arquitectos junto da sociedade, nos processos de reabilitação e regeneração urbana, e de construção da cidade e da cidadania.


Tema
REABILITAR CIDADE COM ARQUITECTURA
Em 2016, a partir do lema “REABILITAR CIDADE COM ARQUITECTURA“, propõe-se uma discussão em torno das ações prioritárias, linhas de orientação e definições estratégicas da intervenção institucional da Ordem dos Arquitectos (OA), passada, atual e futura, no âmbito das áreas do acesso à profissão; da formação contínua; do exercício da profissão; do papel social do arquiteto; e, do papel cultural da arquitetura, em Portugal, na Europa e no Mundo, tendo por horizonte o ano 2020, meta para a concretização, em Portugal e na Europa, de um conjunto de objetivos com implicações diretas e diversas no trabalho dos arquitetos.
A proposta para organização dos trabalhos do Congresso em três painéis estruturais – SABER, FAZER e ACONTECER – possibilita a abordagem ao tema “REABILITAR CIDADE COM ARQUITECTURA” pelas várias vertentes do conhecimento, do exercício, da intervenção e da divulgação da profissão.

comissão organizadora
Alexandre Alves Costa, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral
Maria Manuel Godinho de Almeida, Presidente do Conselho Nacional de Delegados
João Santa-Rita, Presidente do Conselho Directivo Nacional
Cláudia Costa Santos, Presidente do Conselho Directivo Regional Norte
Rui Alexandre, Presidente do Conselho Directivo Regional Sul
Pedro Belo Ravara, Vice-Presidente do Conselho Directivo Nacional
Miguel Amado, Presidente do Conselho Fiscal Nacional

comissão executiva
Rafael Gonçalves Pereira, Tesoureiro do Conselho Directivo Nacional
Jorge Bonito Santos, Vogal do Conselho Directivo Nacional
Patrícia Gonçalves Costa, Vogal do Conselho Directivo Nacional
Marta Fernandes, Secretário do Conselho Directivo Regional Norte
Vanda Viseu Alves, Vogal do Conselho Directivo Regional Sul

Este Congresso conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu e o patrocínio Gyptec, Technal, J. Pinto Leitão, (Valchromat/ Viroc),Guardian e Ageas.


Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING