agenda
-
WORKS OF INDIA 2013 - 2015
18.04.2016
de 28 de Maio a 2 de Outubro de 2016
ISOLA DEL GARDA - SAN FELICE d/B - ITALY



Works of India é um arquivo de desenhos, esquissos, artefactos, maquetas, ferramentas e imagens recolhidas durante dois anos e meio de trabalho. Esta colecção surge como necessidade de documentar a relação entre a paisagem humana, o construído e o natural para enquadrar o modo de viver na Índia.

O material seleccionado articula seis ambientes que reflectem sobre a relação entre Homem e natureza, Deus e matéria, uma certa sacralidade inerente ao acto da criação e uma espécie de conhecimento profundamente enraizado na maneira de fazer e construir.

A exposição apropria-se dos antigos espaços habitados pelos monges Franciscanos e introduz um novo ritmo de vida, assim como aproveita a natureza envolvente do percurso junto ao lago, atravessado por eixo imaginário. Neste último surge a presença de um “mandir”, templo Hindu de devoção ao Deus Vishwakama, supremo líder criador que gerou o universo e personificação do poder criador invisível; e de um arquétipo de uma casa, criada pelo Homem, enquanto símbolo da sua relação com a natureza.

Dentro dessa dualidade, a matéria e os seus respectivos processos surgem sequencialmente nos espaços interiores. Matéria, através da palavra sânscrita “mât” refere-se ao acto de medir e fazer com as maõs até “Matram”; cujo processo de criação surge primeiro do que a coisa criada, considerando a matéria submetida ao poder divino. Essa nasce como um acto sagrado.

A paisagem física e infraestrutura humana na Índia reflectem esse diálogo primordial da criação e compreensão cuidadosa de um lugar e das suas condições específicas. A sequência das salas expressa essa temática através dos aspectos da paisagem e das suas infraestruturas humanas,a carpintaria, um processo de manufactura, uma instalação, uma série de desenhos à escala 1:1 e Kath Khuni, uma construção tradicional que emerge do contexto físico dos Himalaias.

Este arquivo é uma fonte de inspiração e um resultado de uma abordagem sensível e primitiva atenta aos traços e sinais que rodeavam Fábio Baldo e Tiago Atalaia durante a sua experiência e viagens enquanto jovens arquitectos e aprendizes carpinteiros.

Fabio Baldo
(1987, San Felice del Benaco, Italy)
Fabio Baldo é um jovem arquitecto que cresceu numa pequena vila perto do Lago de Garda, em Itália. Durante a sua licenciatura no Politécnico de Milão realizou um estágio na UOA, em Nova Iorque, e trabalhou como professor assistente em Auckland. Posteriormente, mudou-se para a TU Delft, na Holanda, para concluir o mestrado em 2012. Alguns meses depois partiu para a Índia para trabalhar como arquitecto junior no Studio Mumbai Architects. Ali, manipulou com as próprias mãos a práctica de fazer arquitectura o que o levou a colaborar na Vishvkarma Furniture, composta por um grupo de carpinteiros fundada por Punaram Suthar, onde trabalhou durante um ano e meio como aprendiz de carpintaria.


Tiago Atalaia
(1986, Alcaide, Portugal)
Entre 2006 e 2011, Tiago Atalaia estudou na FAUP, no Porto, para se tornar arquitecto. Em 2013 iniciou o estágio de admissão à Ordem dos Arquitectos no atelier MA.SS , em Lisboa, onde participou em dois projectos de reabilitação no centro histórico da cidade. No mesmo ano mudou-se para a Índia com o intuito de colaborar no Studio Mumbai Architects. Após essa experiência e influenciado pelo teor manual do país, optou por fazer parte de uma equipa de carpinteiros, durante quinze meses na Vishvkarma Furniture, carpintaria local perto de Mumbai, fundada por Punaram Suthar. Actualmente, é colaborador no atelier Manuel Aires Mateus Associados, em Lisboa.

worksofindia@gmail.com
Plan your visit:
www.isoladelgarda.com

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CINChromaGuide