comunicados
-
ARQUITECTOS DISPONÍVEIS PARA INTERVIR NA REABILITAÇÃO DOS TERRITÓRIOS SINISTRADOS
12.08.2016
A Ordem dos Arquitectos, no seguimento dos incêndios que têm assolado diversas regiões do país, nomeadamente nos distritos de Aveiro, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e, designadamente, no concelho do Funchal, onde foi consumida uma área superior a 500 hectares e destruída parte importante do tecido edificado, vem manifestar o seu mais profundo pesar pela perda de vidas e de bens que se têm verificado nos últimos dias.

A Ordem dos Arquitectos solidariza-se com as vítimas e as suas famílias neste momento de profunda dor e louva o esforço heróico que bombeiros, agentes das forças de segurança e populações têm demonstrado nestes momentos difíceis.

Em virtude desta catástrofe, vem por este meio a Ordem dos Arquitectos oferecer a sua assistência aos municípios atingidos. A Ordem dos Arquitectos está disponível para organizar equipas de arquitectos para colaborar com os técnicos locais e populações na reconstrução que se impõe realizar.

Alerta a Ordem dos Arquitectos que esta vaga de incêndios, como é do conhecimento público, é em grande parte consequência do desordenamento que impera no território nacional, pelo que apela ao Governo de Portugal para que crie as condições para uma efectiva implementação da "Política Nacional da Arquitetura e da Paisagem" (PNAP). 

Sem uma efectiva implementação desta política pública e sem uma visão integrada para o território encontrar-se-á irremediavelmente comprometido, seja pela falta de planeamento estratégico para prevenir as consequências das alterações climáticas, seja pela falta de um modelo de ordenamento territorial que potencie os nossos recursos naturais, paisagísticos e urbanos, o progresso social, económico e cultural de Portugal continental e insular.

Apela igualmente a Ordem dos Arquitectos às autoridades regionais e locais que, no urgente processo de reconstrução, sejam promovidas práticas exemplares, principalmente no que concerne à recuperação do património atingido. Para o efeito, reafirma o seu total comprometimento e disponibilidade em colaborar com estas autoridades.

O Conselho Directivo Nacional


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017