agenda
-
Open Call Concurso XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito XX BAQ 2016
07.09.2016
Encontra-se aberto até dia 16 de Setembro o Open Call para participação no Concurso Bienal da XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito XX BAQ 2016. Desde há 38 anos, este evento tem permitido a concorrência de mais de 6000 obras realizadas no continente americano, sendo premiado seu aporte nos campos da arquitetura, no urbanismo e na teoria arquitectónica.

A XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito XX BAQ 2016, a realizar entre os dias 14 e 18 de Novembro em Quito, Equador, assume-se desde 1978 como um dos mais importantes eventos de arquitectura do continente americano, espaço onde a cada dois anos se gera um importante intercâmbio, comparação e análise dos produtos e tendências arquitectónicas e urbanísticas actuais. A actual edição tem como tema “aula útil: la buena práctica en la academia”.

A Bienal desenvolve-se sobre três eixos de acção: Concurso Bienal, Evento Académico, e Eventos Culturais. O Concurso Bienal opera de maneira independente do Evento Académico, por quanto a temática do evento académico não influência na linha de julgamento dos trabalhos participantes no concurso.

O Concurso Bienal é dividido em 6 categorias (A. Desenho Arquitectónico; B. Desenho Urbano e Arquitectura da Paisagem; C. Habitat Social e Desenvolvimento (CONCURSO MUNDIAL); D. Reabilitação e Reciclagem; E. Teoria, História e Crítica da Arquitectura, do Urbanismo e da Paisagem; F. Publicações Periódicas Especializadas), sendo que os projectos construídos fora do continente americano podem participar apenas na Categoria C: Habitat Social e Desenvolvimento (Concurso Mundial).

Nesta categoria, o concurso está orientado na identificação e promoção das melhores práticas arquitectónicas e dos projectos construídos em qualquer país do mundo que demonstrem ter um impacto positivo e tangível na melhoria das condições de vida de famílias de baixa renda, e no seu entorno imediato.

Poderão participar projectos que tenham sido construídos no período compreendido entre Novembro de 2012 e Outubro de 2016 e que não tenham participado em edições anteriores da BAQ.

Nesta categoria poderão participar projectos que incluam habitação social nova ou melhorada, assim como projectos que considerem a importância de:

Melhorias do bairro e de espaço público
Recuperação do entorno ambiental ou urbano
Estratégias de participação e gestão, tanto em seu desenho como em sua execução e manutenção
Aportes culturais e estéticos que reforcem a identidade das comunidades
Segurança construtiva e conforto climático


Os projectos participantes na Categoria C: Habitat Social e Desenvolvimento da XX BAQ 2016 serão expostos como parte das actividades do HABITAT III desde o dia 17 de Outubro de 2016.

Todos os projectos participantes do Concurso Bienal serão publicados de forma permanente no arquivo digital da BAQ em arquitecturapanamericana.com, que constitui uma relevante plataforma de exposição no território americano, sendo uma referência para uma grande quantidade de meios especializados da América e do Mundo, dando visibilidade a todos os projectos participantes na XX BAQ 2016.

Todos os projectos participantes do Concurso Bienal da actual edição serão expostos em formato digital na página web oficial da Bienal (www.baq-cae.ec) até ao culminar do evento bienal.

Para mais informação, visitar www.baq-cae.ec ou contactar o coordenador internacional de Portugal, Paulo Afonso (E.: paulovafonso@gmail.com // T.: 968 224 348).



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017