agenda
-
A TUA CASA / Atelier dos Remédios
26.09.2016
de 13 a 26 de Outubro
Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos
Lisboa
inauguração: 13 de Outubro, 19h

O QUE É AQUELE TEMPO?

O que é aquele tempo? É uma memória do passado recente, nos anos em que os arquitetos foram contratados para pensar criativamente e projetar de forma inteligente. Fomos incentivados pelos clientes para contemplar soluções com fantasia. Também fomos capazes de aplicar o nosso conhecimento para criar experiências de habitar únicas. Por todas estas razões, o Atelier dos Remédios mostra dois trabalhos d’aquele tempo na sede da OA, que abordam temáticas e escalas diferentes.
Através da apresentação de Moradia Monte do Córrego e da E.S. Rainha Dona Leonor (prémio Valmor 2011, ex-aequo), quer pela nossa produção, quer pelo olhar de outros, nós gostaríamos de introduzir tanto a narrativa, como as ambições criativas do escritório, para o público. Acreditamos existirem valiosas lições a serem aprendidas a partir de nosso passado recente. Com “O que é aquele tempo?“ propomos reflectir sobre o desaparecimento da poética do espaço da nossa disciplina com a mudança no interesse do mercado, e sobre a necessidade de recuperá-la para a arquitectura, apesar das circunstâncias actualmente desfavoráveis.

O Atelier dos Remédios (Prémio Valmor 2011) formaliza-se em 1997, no seguimento da experiência conjunta dos dois sócios arquitectos, Madalena Cardoso de Menezes (FA-UTL-1992) e Francisco Teixeira Bastos (FA-UTL-1986, DOUT. IST-2013). Da prática de projecto destacam a colaboração com o Arq. Manuel Vicente, para Macau e Lisboa, a colaboração com o IPPAR para os Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda, a colaboração com o grupo LVMH para as lojas SEPHORA e BENEFIT em Portugal, a participação no Bom Sucesso Design Resort – resort de habitações de Luxo –, a Maison Barthes em França com o Arq. Alain Salomon, o Monte do Córrego, moradia unifamiliar em Santiago do Cacém, a participação no programa de modernização das Escolas Secundárias nacionais – com destaque para a E. S. Rainha Dona Leonor , a integração de BIM desde 2011 no desenvolvimento de projecto. Na última década, a prática centrou-se na renovação urbana, em particular para programas de habitação.

MADALENA CARDOSO DE MENEZES, Arquitecta (1992-FATUL)
Desde 1992 trabalhou e ensinou entre 2000 et 2012 com o arquitecto Manuel Vicente no departamento de arquitectura da Universidade Autonoma (UAL), em Lisboa

FRANCISCO TEIXEIRA BASTOS, Arquitecto (1986 FA-UTL, DOUT. IST-2013)
Professor Auxiliar de Projecto de arquitectura I – IST.
Desde 1988 trabalhou e ensinou entre 2000 e 2005 com o arquitecto Manuel Vicente na secção de arquitectura no departamento de engenharia civil, arquitectura e georecursos do Instituto Superior Tecnico (IST), em Lisboa


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CINChromaGuide