notícias da OA
Entrega da Medalha de Ouro de Arquitectura em Espanha à Ordem dos Arquitectos
23.11.2016
Entrega da medalha de ouro de arquitectura
Madrid

24 de Novembro
Palácio do Senado

João Santa-Rita, Presidente da Ordem dos Arquitectos, recebeu a 24 de Novembro, pelas 12h45, no Palácio do Senado em Madrid, das mãos de D. Jordi Ludevid i Anglada, Presidente do Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha, medalha de ouro atribuída ao Gabinete da Presidência do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos.

As medalhas atribuídas pelo CSCAE são atribuídas a instituições e arquitectos que na sua trajectória contribuem para a promoção da Arquitectura sendo este um momento ibérico singular na história destas duas instituições, atestando a franca proximidade e empenho nacional e ibérico da Ordem dos Arquitectos na promoção da arquitectura como bem cultural dos povos, no desenvolvimento do bem-estar sócio-económico, na divulgação dos feitos e do trabalho dos arquitectos, na melhoria e defesa da imagem da profissão e relevância do seu exercício. 

Estiveram presentes na cerimónia o Secretário Geral do CSCAE, Eloy Algorri García, o Ministro do Fomento, Iñigo de la Serna Hernáiz, o Vice-presidente Primeiro do Senado, Pedro Sanz Alonso, o Presidente Jordi Ludevid i Anglada e o Vice-Presidente do CSCAE, Alfonso Samaniego Espejo.

Na mesma cerimónia foi também entregue a medalha de ouro a Patrick Bloche e Wolfgang Haack.






Intervenção de João Santa-Rita, Presidente da OA, no Senado em Madrid

Quero em primeiro lugar cumprimentar o Senhor Primeiro Vice Presidente do Senado Señor D.Pedro Sanz Alonso, o Excelentíssimo Ministro do Fomento Señor D. Iñigo de la Serna, o Senhor Presidente do CSACE Señor D. Jordi Ludevid e Angladao, o Senhor Vice-Presidente do CSCAE Señor D. Alfonso Smaniego Espejo e o Senhor Secretário Geral do CSCAE Señor D. Eloy Algorri Garcia, restantes homenageados, incluindo os membros do Gabinete da Presidência da Ordem dos Arquitectos, ilustres membros do Senado, autoridades nacionais e locais, ilustre membros do CSCAE e ilustres Convidados.

Quero agradecer ao Senhor Presidente do Conselho Superior dos Colégios dos Arquitectos de Espanha, a distinção que nos concedeu, com a atribuição da Medalha do CSCAE, a qual em muito honra o Gabinete da Presidência da Ordem dos Arquitectos.

Uma distinção que reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em defesa de muitas das políticas que visam o respeito pelo direito de todos à Arquitectura, pelo direito a uma Arquitetura que contribua para a qualificação e valorização dos ambientes em que vivemos, na construção da cidade e da paisagem.

Uma distinção que reconhece o trabalho e a continua defesa da dignificação da profissão de Arquitecto, pela relevância da mesma, tendo em conta dimensão pública da Arquitectura e a sua implicação no bem estar de todos os cidadãos. Não existe e nunca existiu uma sociedade sem a participação dos Arquitectos.

Pelo contrário, em qualquer sociedade, independentemente do seu estado desenvolvimento ou da sua riqueza, a Arquitectura é e será sempre o garante do lugar do estar, do habitar, do lugar das instituições, e será sempre o mais elevado modo de representação e de expressão da sua cultura. Importa pois cuidar da Arquitectura, estimar as suas obras e os seus autores. Num momento em que ainda atravessamos um período de crise, importa cuidar da encomenda pública e das condições do exercício da profissão.

Gostaria a este propósito de dirigir uma palavra de reconhecimento ao Senhor Presidente do Conselho Superior dos Colégios dos Arquitectos de Espanha Señor D. Jordi Ludevid e Anglada, pelo modo como tem elevado a Arquitectura tanto no plano nacional (Espanha), através da defesa da criação da Lei da Arquitectura, como no Ibérico e no Internacional, com a preciosa instituição do Observatório da Cidade.

Ainda uma palavra pelo modo como tem promovido a aproximação entre as instituições que representamos, demostrando que não existem barreiras físicas, nem fronteiras para a Arquitectura.
A arquitectura pertence a todos nós, a todos os que habitam as cidades.

Não posso deixar de mencionar por último todos os que fazendo parte do Gabinete da Presidência, contribuíram com o seu trabalho e a sua dedicação para que fosse considerada a atribuição desta medalha.
Passo a nomear; o Vice Presidente da Ordem dos Arquitectos Arquitecto Pedro Belo Ravara, o Secretário da Ordem Arquitecto Marco Roque Antunes, o Tesoureiro Arquitecto Rafael Pereira, os Arquitectos José Barra, Jorge Bonito e Vitor Carvalho Araújo. Uma referência muito especial à Secretária do Gabinete, a Drª Cidalina Duarte, bem como ao companheiro de tantas horas em defesa dos Arquitectos e da Arquitectura o Dr. Gonçalo Menéres Pimentel. Quero ainda agradecer aos restantes membros eleitos e funcionários do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, e muito em especial aos Arquitectos Bernardo Pimentel e Paulo Serôdio Lopes, aqui presentes nesta cerimónia.

A presente distinção obrigará certamente a uma maior responsabilidade por parte da Ordem dos Arquitectos na prossecução da sua missão, fazendo-nos sentir e acreditar, que vale sempre a pena viver defendendo o reconhecimento do papel dos Arquitectos e do valor cultural da Arquitectura.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA