agenda
-
Roteiro pela Profissão em Chaves
28.11.2016
9 de Dezembro
Museu Nadir Afonso
Chaves

O “Roteiro pela Profissão”, uma iniciativa do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, é um espaço para divulgação e debate dos temas que hoje estruturam a prática da profissão, envolvendo os arquitectos, os demais parceiros e a sociedade civil numa discussão aberta e conjunta. Especialmente importante será a consciencialização e a identificação das questões que a todos, enquanto arquitectos e cidadãos, nos preocupam hoje, num momento de reflexão sobre o recurso estratégico que é a Arquitectura na defesa do interesse público.

A sexta edição do “Roteiro pela Profissão" tem como tema Ordem dos Arquitectos, arquitectura e qualidade de vida. Nesta edição importa esclarecer o papel que a Ordem dos Arquitectos assume na defesa da arquitectura bem como no serviço prestado aos arquitectos e à própria sociedade em geral.

Programa
"Ordem dos Arquitectos, Arquitectura e Qualidade de Vida"


10h00 - 10h30
Sessão de Abertura

Câmara Municipal de Chaves
Fundação Nadir Afonso
João Santa-Rita | Ordem dos Arquitectos

10h30 - 11h00
coffee-break

11h00 - 12h30
A Ordem e os Arquitectos

Pedro Belo Ravara
Manuel de Queiroz
Luís Conceição
Jorge da Costa debate

debate
Pedro Belo Ravara (moderação)

12h30 - 14h30
almoço livre

14h30 - 16h00
A Ordem e a Arquitectura

Patrícia Gonçalves Costa
Jorge Bonito Santos
Michel Toussaint
Alberto da Silva

debate
Patrícia Gonçalves Costa (moderação)

16h00 - 16h30
Sessão de Encerramento

Pedro Belo Ravara |Ordem dos Arquitectos
Patrícia Gonçalves Costa |Ordem dos Arquitectos
Jorge Bonito Santos |Ordem dos Arquitectos

16h30 - 17h00
coffee-break

17h00 - 18h00
visita guiada ao edifício da Fundação Nadir Afonso

projecto de Álvaro Siza Vieira




A Ordem dos Arquitectos é, nos termos do seu Estatuto, a associação pública representativa de todos os que exercem a profissão de arquitecto.

São atribuições da Ordem zelar pela dignidade e prestígio da profissão de arquitecto; promover a sua valorização profissional e científica e, para tal, intervir de modo ativo nas várias matérias que enquadram e condicionam o real exercício da profissão.

O modo de concretização das atribuições estabelecidas no Estatuto, nomeadamente, aquelas que dizem respeito ao exercício da profissão, tem sido, amplamente, debatido nos últimos anos, quer no interior da Ordem quer na sociedade, por vezes sem o pleno conhecimento do enquadramento que regula as matérias, quer ao nível nacional quer ao nível europeu.

Importa pois envolver todos os arquitectos numa discussão aberta e esclarecedora, tendo em vista a recolha dos diferentes pontos de vista e potenciais contributos sobre a forma como a Ordem deverá lidar com os temas da admissão; formação contínua; participação associativa e especialização; dando a conhecer e clarificando os fundamentos que têm sustentado a interpretação destas matérias, as quais se consideram fundamentais para o exercício da profissão.

A Ordem tem por fim assegurar a salvaguarda do interesse constitucional por um correto ordenamento do território, por um urbanismo de qualidade, pela defesa e promoção da paisagem, do património edificado, do ambiente, da qualidade de vida e pelo direito à arquitectura. São igualmente atribuições da Ordem, contribuir para a defesa e promoção da arquitectura, no reconhecimento da sua função social e cultural; colaborar, patrocinar e promover a edição de publicações com enfoque no esclarecimento público das implicações e relevância da arquitectura.

Em face dos objectivos estabelecidos na Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, importa reflectir sobre qual poderá e deverá ser o papel da Ordem na melhoria da qualidade de vida das populações; na promoção de uma concepção arquitectónica e urbanística e na constituição de um ambiente construído de qualidade. Estará a Ordem preparada internamente para responder positivamente a este desafio? Como poderá a Ordem envolver-se, de modo sustentável, com os parceiros com vista a potenciar estes objectivos?



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017