agenda
-
3ª Edição – Curso de Especialização em Territórios Colaborativos: Processos, Projeto, Intervenção e Empreendedorismo
17.03.2017
Uma proposta singular e inovadora no quadro nacional da oferta formativa de ensino superior, reafirmando o papel da Arquitetos Sem Fronteiras – Portugal, do ISCTE-IUL e da Câmara Municipal de Lisboa na aproximação a problemáticas emergentes da condição arquitetónica e urbana contemporânea, antecipando mudanças de paradigmas sobre o modo como se equacionará a prática profissional da arquitetura no mundo atravessado por transformações profundas de natureza económica, social, cultural e tecnológica.

O curso tem como um dos objetivos essenciais responder a uma necessidade sentida pelos agentes de desenvolvimento comunitário local urbano/arquitetónico na implantação de novas respostas e práticas.

O envolvimento dos habitantes na definição do espaço público, e consequente melhoria das condições de vida, leva a um desenvolvimento de inteligência coletiva crítica e, naturalmente, as instituições municipais adaptam-se, criando mecanismos pró-ativos de participação, avaliação e codecisão.

Neste contexto, torna-se premente que o arquiteto tenha um papel ativo enquanto mediador, ator, desenhador social e urbano. A colaboração com equipas multidisciplinares (sociólogos, animadores locais, assistentes sociais, psicólogos, agentes do poder municipal, juristas, consultores económicos) e com os cidadãos na procura de soluções de projeto é cada vez mais uma realidade.

O curso promove uma flexibilidade de soluções junto dos possíveis candidatos, que podem frequentar módulos isolados; 3 módulos ou a totalidade do curso. Estão disponíveis condições especiais para os associados ASF-P.

Intervenção
O curso pretende dotar os alunos de competências críticas e de síntese sobre um conjunto de instrumentos e metodologias de caráter multidisciplinar, através do desenho e construção de soluções em cenário real.

Equipa Docente
Alexandra Paio
António Brito Guterres
David Leite Viana
Gonçalo Pernas
Lígia Nunes
Miguel Brito
Sérgio Oliveira
Vasco Moreira Rato

Módulos
Contextos de Urbanização e Morfologia
Processos Colaborativos e Participativos em Desenvolvimento Local
Habitabilidade
Processos de Fabricação Digital Aplicada
Inovação Social e Empreendorismo
Laboratório de Intervenção: Territórios Colaborativos


Mais informações.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017