agenda
-
Premiados Mies van der Rohe abrem o novo ciclo de conferências internacionais da Trienal
20.03.2017
4 de Abril de 2017
Grande Auditório do Centro Cultural de Belém

Na Terça-feira, 4 de Abril de 2017, os arquitectos Barozzi / Veiga, vencedores da última edição do prestigiado prémio Mies van der Rohe, dão a conferência de abertura da 3ª edição do ciclo Distância Crítica no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.

A dupla Barozzi Veiga, com atelier em Barcelona, é autora de projectos em diferentes pontos do globo, destacando-se a Filarmónica de Szczecin* (Polónia), o Museu das Belas Artes de Chur, e o novo edifício para o Musée des Beaux Arts em Lausanne, ambos na Suíça. A procura pela condição primordial de cada lugar onde trabalham é a característica principal que distingue este atelier fundado em 2004.

Em arquitectura, a conferência é uma das formas primordiais de partilha e disseminação do conhecimento. Distância Crítica proporciona precisamente esse espaço que estabelece directamente o diálogo entre o público e os arquitectos convidados. Neste novo ciclo, que se realiza entre 2017 e 2019, foram seleccionados autores cuja prática e a consistência de uma longa carreira são reconhecidas pela crítica, tornando-se referências do pensamento e praxis no panorama mundial da arquitectura.

A novidade deste ciclo é o facto de ampliar o campo de reflexão em termos geracionais e tipológicos. Por isso, convida autores emergentes e abrange formas de desenho que vão para lá de projectos reais e programas convencionais. Embora se privilegiem convidados que actuam no campo de uma arquitectura dita real, abre-se agora espaço para os que operam no campo ficcional através da cenografia e ensaios de alta tecnologia. Nesta vertente, apostamos em obras cinematográficas em que a arquitectura se torna omnipresente, como também em projectos experimentais com recurso à mais sofisticada tecnologia que abrem caminhos radicalmente novos para o habitat humano em condições extremas.

A segunda conferência, a 17 de Maio, é dedicada à arquitectura ficcional e convida Paul Ghirardani, o Director de Arte de Games of Thrones, série de sucesso que conta com 38 Emmy Awards. Uma conferência que revela os bastidores das cidades da mais premiada série televisiva dos nossos tempos. Diplomado em Design Tridimensional da Kingston School of Arts no Reino Unido, Paul Ghirardani trabalha desde 1998 em cinema e televisão, tendo já conquistado cinco Primetime Emmys e dois America Awards.

A terceira é uma conferência a quatro vozes, com arquitectos emergentes seleccionados do Call de projectos da Future Architecture Platform. Realizada no dia 26 de Outubro, dá-nos a conhecer diferentes experiências a partir da apresentação de projectos em áreas tão diversas como: editorial, curatorial, construção e investigação. Os convidados são Leopold Lambert (França), editor da revista The Funambulist; B’ka Rebek (Áustria) que trabalhou no MET, FAKT (Alemanha) jovem atelier de arquitectura e Lucia Tahan (Espanha) que apresenta um trabalho de investigação sobre os territórios ocupados da Palestina.

Distância Crítica é uma iniciativa da Trienal de Lisboa que conta com a co-produção com o CCB - Garagem Sul. Lançado em 2011, tem convidado arquitectos com prática reconhecida são colocados, depois da apresentação de projectos do seu percurso, em diálogo com críticos de arquitectura. Nesta política de questionamento de ideias estabelecidas, pretende-se repensar a influência e o impacto de uma distância crítica na prática arquitectónica.

Onde comprar os Bilhetes*

Preço: 5 euros /bilhete

Passe para as 3 conferências de 2017: 10 euros

(À venda no CCB e Ticketline a partir de 14 de Março)



Calendário de Conferências:

Distância Crítica #1


Barozzi/Veiga, 4 Abril 2017, Grande Auditório do CCB (19h)


Distância Crítica #2

Paul Ghirardani - Game of Thrones, 17 Maio 2017, Grande Auditório do CCB (19h)


Distância Crítica #3

Future Architecture Platform 26 Outubro 2017 Pequeno Auditório do CCB (19h)



Centro Cultural de Belém , Praça do Império 1449-003 Lisboa


Biografias dos convidados Distância Crítica


Barozzi / Veiga Arquitectos

Com sede em Barcelona, o atelier Barozzi/Veiga Arquitectos foi fundado em 2004 por Fabrizio Barozzi e Alberto Veiga. Entre os edifícios construídos, destacam-se a reabilitação e ampliação da sede Ribera del Duero Roa e a Filarmónica em Szczecin, Polónia. Esta dupla foi ainda premiada nos concursos para a extensão do Museu das Belas Artes de Chur, e um novo edifício para o Musée des Beaux Arts em Lausanne, ambos na Suíça. A procura pela condição primordial de cada lugar onde trabalham é a característica principal que distingue o trabalho de Barozzi/Veiga.

http://barozziveiga.com/



Paul Ghirardani (Game of Thrones)

Diplomado em Design Tridimensional da Kingston School of Arts no Reino Unido, Paul Ghirardani trabalha há mais de 30 anos na direcção de arte para cinema e televisão com destaque para Anna and the King (Ana e o Rei), The Gathering Storm (O Homem que mudou o Mundo) and The Woman in Black (A Mulher de Negro). Desde a 4ª temporada que Paul Ghirardani integra a equipa de Game of Thrones para a HBO tendo conquistado cinco Primetime Emmy Awards e dois Prémios de Director de Arte para os America Awards.

Game of Thrones (A Guerra dos Tronos) é uma série de televisão norte-americana criada por David Benioff e D. B. Weiss para a HBO. Baseada nos livros As Crónicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire no original), escritos por George R. R. Martin, estreou a 17 de Abril de 2011. A 7ª está programada para ser lançada no Verão de 2017. Muito bem recebida pela crítica especializada, Game of Thrones ganhou 38 Emmy Awards, ou seja, mais do que qualquer outra série de televisão e possui uma das melhores notas entre os telespectadores para séries em exibição no site IMDb. Esta tem sido principalmente filmada na Irlanda do Norte, Espanha, Marrocos, Malta, Croácia e Islândia e já entrou para o Livro dos Recordes como a série dramática com a maior transmissão simultânea no mundo.

Future Architecture Platform

Future Architecture Platform, é uma estrutura europeia de museus, festivais e produtores que promove autores emergentes para aproximar as cidades e a arquitectura do público. Criada em 2015, esta rede pan-europeia é composta por 18 organizações internacionais sediadas nos seguintes países Eslovénia, Polónia, Itália, Suíça, Portugal, Alemanha, Bulgária, Albânia, Croácia, Dinamarca. Do segundo Open call que terminou a 9 de Janeiro 2017, foram escolhidos quatro arquitectos por entre os 25 mais votados.

http://futurearchitectureplatform.org/



Toda a informação.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING