agenda
-
Invisible Places / 2º Simpósio internacional sobre Som, Urbanismo e Lugar
03.04.2017
7, 8 e 9 de Abril
Ponta Delgada

A segunda edição Invisible Places instala-se em Ponta Delgada já nos próximos dias 7, 8 e 9 de Abril.

Depois da estreia em 2014, em Viseu, o simpósio internacional sobre Som, Urbanismo e Lugar volta a afirmar-se como um momento importante no panorama mundial de investigação e práticas artísticas relacionadas com os estudos sonoros.

A possibilidade de conhecer e experienciar a arte sonora e, sobretudo, aumentar a consciência auditiva é um dos principais objectivos deste evento, pretendendo alargar a discussão e juntar a comunidade científica e artística com a comunidade da ilha de S. Miguel, contribuindo para uma reflexão mais alargada sobre a problemática do ambiente sonoro na vida de todos nós.

O vasto programa deste ano contempla 42 apresentações teóricas, 6 artistas em residência, 6 workshops e 4 passeios sonoros, um conjunto de propostas que representa o momento profícuo que se vive actualmente nos estudos sonoros a nível mundial. Ainda também, concertos, instalações sonoras por toda a cidade e oficinas acessíveis a toda a comunidade.

Os trabalhos teóricos e artísticos foram criteriosamente selecionados por uma Comissão Científica composta por especialistas de diversas instituições académicas, nacionais e internacionais, a partir de uma muito bem sucedida chamada internacional de trabalhos que registou o impressionante número de 238 propostas oriundas de 39 países.

Para além destas propostas, do programa fazem parte ainda 3 palestras por 3 grandes oradores convidados. São eles Hildegard Westerkamp, compositora, artista e ecologista do som canadiana, Sam Auinger, pensador, compositor e artista sonoro alemão e o arquitecto finlandês Juhani Pallasmaa.

Financiado maioritariamente pela Direção Regional da Cultura da Região Autónoma dos Açores, Invisible Places é uma iniciativa da investigadora portuguesa Raquel Castro - directora do Festival Lisboa Soa, encontro de arte sonora, urbanismo e cultura auditiva - a quem se juntam vários pensadores e artistas nacionais e internacionais desta área.

Dias 7, 8 e 9 de Abril, pensa-se o mundo a ouvir nos Açores em mais uma edição Invisible Places.

Todas as informações em Formatações:
Negrito : palavra
Itálico : palavra
Linha horizontal :

Link : www.invisibleplaces.org


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017