agenda
-
Workshop avançado "Patologia em elementos não-estruturais de edifícios"
28.04.2017
17 de Maio de 2017
LNEC - Lisboa

Objectivos Gerais e Oportunidade

Os elementos de construção dos edifícios sofrem, ao longo da sua vida útil, alterações devido ao envelhecimento natural e a acções agressivas, que se traduzem em perdas de características e na ocorrência de anomalias que podem conduzir a menores níveis de desempenho das suas funções ou colocar em risco as condições de segurança. Em edifícios antigos, é considerado expectável que situações deste tipo possam existir mas nos edifícios recentes o número de anomalias é também elevado.

Em Portugal, a construção de novos edifícios, especialmente edifícios habitacionais, tem representado uma parcela significativa do sector da construção, apresentando valores bastante superiores aos da média da União Europeia, levando a que Portugal possua um dos parques habitacionais mais recentes da Europa. A actividade de reabilitação em Portugal, por seu lado, embora tenha verificado um aumento nos últimos anos, apresenta um valor muito inferior ao da média dos países da UE.

Face ao panorama nacional do estado de conservação dos edifícios e à diferença de valores relativos à actividade de reabilitação na indústria da construção de edifícios a nível nacional e a nível europeu pode concluir-se que este sector apresenta um elevado potencial de crescimento.

A reabilitação do património edificado é ainda um factor de importância primordial, em termos culturais e económicos, podendo contribuir de uma forma importante para um desenvolvimento sustentável.

A definição de intervenções de reabilitação requer um claro conhecimento dos objectos e do seu estado de conservação. Neste sentido, a identificação das situações patológicas na construção e o seu entendimento, são essenciais para a proposta de soluções de intervenção técnica e economicamente adequadas.

Os elementos não-estruturais dos edifícios são aqueles que representam maior percentagem de anomalias nos edifícios e que, consequentemente, conduzem a maiores gastos financeiros e perdas de condições de habitabilidade.

Com a realização deste Workshop Avançado espera-se dotar os participantes de competências para a identificação das anomalias ocorrentes na construção, bem como para a definição de soluções de intervenção para a reparação e reabilitação dos elementos construtivos.

Pretende-se ainda que os participnates adquiram uma perspectiva geral sobre a patologia em edifícios, com ênfase nos seus elementos construtivos (e.g., estrutura, paredes, coberturas, revestimentos).

As anomalias específicas de instalações e de redes não serão abordadas.

Destinatários:

Técnicos que participem em qualquer das fases das intervenções de reabilitação de património edificado, nomeadamente nas fases de vistoria, análise, diagnóstico e proposta de soluções.

Orador:

António Vilhena, Engenheiro Civil, Investigador Auxiliar do LNEC.

Possui mestrado em Engenharia Física – Ambiente em Edifícios pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutoramento em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. As suas áreas de investigação são: avaliação do estado de conservação de edifícios, conservação e reabilitação de edifícios e patologia da construção.

Local

LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Av. do Brasil, 101
1700-066 Lisboa

Horário:
10h00 - 13h00 / 14h00 - 18h00

Condições Especiais:

Desconto de 5% sobre o valor final da inscrição, para 2 ou mais inscrições da mesma entidade.

Condições de Realização:

As condições de realização estão sujeitas a um número mínimo de 12 e máximo de 25 participantes.

Nota:
Em caso de desistência de última hora e na impossibilidade de substituição, haverá lugar a uma retenção de 40% do preço de inscrição em compensação das despesas administrativas efetuadas e prejuízos sofridos por cancelamento de última hora.

Mais informações e ficha de inscrição.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CINChromaGuide