agenda
-
Curso AVALIAÇÃO, FINANCIAMENTO E REABILITAÇÃO DO IMOBILIÁRIO
04.05.2017
22, 29 de Maio e 5 de Junho de 2017
ISG | Business & Economics School


APRESENTAÇÃO
A economia do imobiliário encontra-se em grande transformação. Ao crescimento que acompanhou a evolução económica da sociedade portuguesa, com as facilidades concedidas ao crédito e a permissiva expansão urbana, seguiu-se um consequente período de estagnação e crise financeira. Mas nos últimos anos a atractividade das cidades e a reabilitação urbana, a par do turismo internacional, deram um forte impulso a todas as actividades relacionadas com o negócio imobiliário. Neste cenário, o sector constitui uma oportunidade para o desenvolvimento de novas capacidades, sendo importante que os profissionais estejam bem preparados para os desafios que se colocam.
O curso avançado em Avaliação, Financiamento e Reabilitação do Imobiliário reúne as três áreas de conhecimento que nos parecem fundamentais para o desenvolvimento de projectos sustentáveis no sector do imobiliário: a reflexão sobre as dinâmicas urbanas, essencial no presente quadro de incerteza e competitividade, que se apresenta no módulo de Economia e Desenvolvimento; o conhecimento avançado sobre os métodos de avaliação, o financiamento da reabilitação e a gestão do imobiliário, no segundo módulo; e a formação prática dos processos de edificação urbana, com os estudos de caso e as boas práticas no âmbito do Património e da Reabilitação.

OBJECTIVOS
O objectivo do curso é assegurar aos participantes conhecimentos avançados para a intervenção em processos de reabilitação urbana e de avaliação e gestão do imobiliário, através de professores com experiência prática no sector, que lhes transmitam não apenas os princípios e conceitos fundamentais, mas também as metodologias e ferramentas necessárias para o êxito das suas atividades, num contexto de mudança e grande complexidade.
Pretende-se assim dotar os participantes da capacidade de implementar projetos, avaliar cenários de decisão e fazer opções fundamentadas, que contribuam para o aumento da qualidade urbana e do seu parque imobiliário, enquanto fatores essenciais para o desenvolvimento económico e o bem-estar das comunidades.

DESTINATÁRIOS
Arquitectos, Engenheiros e demais interessados nas áreas de Urbanismo e Património. Profissionais altamente motivados, que podem assumir posições de relevo nas empresas e organizações do setor.

PROGRAMA DO CURSO
O Curso é composto por 3 módulos.

1. Economia e Desenvolvimento Urbano | Rui Florentino e Maria João Martins
Competitividade Regional e Urbana;
Principais Indicadores de Análise Territorial;
Turismo e Desenvolvimento;
Economia, Diversidade e Qualidade Urbana;
Planeamento Estratégico de Cidades.

2. Avaliação, Financiamento e Gestão do Imobiliário | João Fonseca
Mercado Imobiliário: Quadro Legal e Conceitos Aplicados;
Métodos Tradicionais de Avaliação: Comparativo, Rendimento e Custo;
Métodos Avançados de Avaliação;
Estudos de Investimento;
Financiamento da Reabilitação;
Gestão do Imobiliário.

3. Património e Reabilitação | José Baganha
Exemplos de Sucesso em Reabilitação Urbana;
Património Arquitetónico: Valores e Graus de Intervenção;
Relatórios de Diagnóstico do Estado da Construção;
Arquitectura Popular;
Técnicas de Reabilitação: Materiais e Processos;
Estudos de Caso.

DOCENTES
Rui Florentino (Coordenação) – Arquitecto Urbanista, Professor Auxiliar da Escola Superior Gallaecia. Doutorado pela Universidade Politécnica de Madrid, Membro do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos e Fundador da INTBAU / International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism em Portugal.

Maria João Martins – Geógrafa e Mestre em Urbanística e Gestão do Território. Professora do Instituto Superior de Ciências da Administração e Gestora de Projectos e Investigação da Associação da Hotelaria de Portugal.

João Fonseca – Perito Avaliador de Imóveis registado na CMVM. Gestor de empresas. Coautor do livro “Reabilitação Urbana Sustentável”. Editor do blog avaliarpatrimonio.blogspot.pt

José Baganha – Arquitecto, Doutorado pela Universidade do País Basco. Presidente da INTBAU Portugal e da Comissão Instaladora do Colégio de Património da Ordem dos Arquitectos.

HORÁRIO, DURAÇÃO E VALOR DO CURSO
O curso tem a duração de 21 horas, divididas em 3 dias de 7 horas cada, entre as 09:30 e as 17:30.
O valor do curso é de 350€ (trezentos e cinquenta euros). Os arquitectos beneficiam de 10% de desconto.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
www.logistel.pt
E-mail: emiliabarbosa@logistel.pt
Telefone: 21 464 38 80
Telemóvel: 96 221 36 16


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA