agenda
-
Exposição “Ventura Terra, arquiteto. Do útil e do bello”
13.07.2017
14 de Julho a 21 de Outubro
de terça-feira a Domingo
das 11h às 18h


Esta exposição surge no âmbito da celebração dos 150 anos do nascimento de Ventura Terra (1866-1919). O arquitecto deixou em Lisboa edifícios que “espelham, como toda a sua obra, os ideais de ‘bello’ e de ‘util’", enquanto vereador da CML (1908-1913), e como membro do Conselho dos Monumentos Nacionais.

Entre os edifícios de Ventura Terra em Lisboa estão cinco edifícios com Prémio Valmor: Prédio Miguel Ventura Terra (1903); Casa da Viscondessa de Valmor (1906); Palacete Mendonça (1909); Casa de António Thomaz Quartin (1911); Menção Honrosa – Casa de Artur Prat (1913).

A mostra está organizada em cinco núcleos temáticos: “Família e estudante”, “A prática da arquitectura”, “O vereador”, “Sociedade dos Arquitectos Portugueses” e “Comissão dos Monumentos Nacionais”, com apresentação de esboços, plantas, alçados e fotografias de edifícios projectados por Ventura Terra.

A exposição exibirá, em Outubro, um documentário intitulado "Ventura Terra, Projectar a modernidade", um vídeo dos cinco prédios em Lisboa considerados mais emblemáticos, entre os concebidos pelo arquitecto.

Entrada livre
Local: Museu de Lisboa - Torreão Poente


Toda a informação.
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO