agenda
-
O CINEMA E A CIDADE: um ciclo, um debate um colóquio na Cinemateca
14.09.2017
Setembro a Dezembro 2017
Cinemateca, Rua Barata Salgueiro, Lisboa



Entre Setembro e Dezembro decorre na Cinemateca um conjunto de iniciativas que propõem uma reflexão sobre o cinema e a cidade. Sob o mote um Ciclo, um Colóquio e um Debate Itinerante, a Cinemateca convida a assistir a um dos principais Ciclos da sua programação intitulado O CINEMA E A CIDADE.

Estas iniciativas englobam um Ciclo de cinema, um colóquio de dois dias sobre o mesmo tema (28 e 29 de Setembro), e ainda uma série de sessões com projecção e debate a realizar fora da Cinemateca, em vários pontos do território nacional, ao longo dos meses seguintes.

Na base deste ciclo está a "transformação sociológica" que levou a que "a ideia de cinema para as novas gerações tenha deixado de ser conotada só com as salas de cinema", explicou o director da Cinemateca, José Manuel Costa, durante a apresentação da programação da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, para a temporada 2017/18.

O Ciclo O CINEMA E A CIDADE teve início dia 2 de Setembro com os filmes MANHATTA, de Paul Strand, Charles Sheeler e METROPOLIS, de Fritz Lang; LOS ANGELES PLAYS ITSELF, de Thom Andersen; IL GIORNO DELLA PRIMA DI CLOSE UP, de Nanni Moretti e PLAYTIME, de Jacques Tati. O programa conta ainda com uma série de outros filmes de referência, como “Berlim, Sinfonia de uma capital” (1927), de Walter Ruttmann; “Vontade Indómita” (1949), de King Vidor, com ligação à arquitectura de Frank Lloyd Wright (nascido há 150 anos), "O Acossado" (1960), de Jean-Luc Godard, "Eureka" (1974), de Ernie Gehr, "Taxi Driver" (1976), de Martin Scorsese, "Blade Runner" (1982), de Ridley Scott, "As asas do desejo" (1987), de Wim Wenders, ou “Helsinki Ikuisesti” (2008), de Peter Von Bagh, 46 sessões, perto de 100 filmes.

O colóquio decorrerá nos dias 28 e 29 de Setembro, na sala M. Félix Ribeiro, reunindo investigadores das duas áreas em causa, para reflectir sobre a "mutação profunda [da relação do cinema com a cidade], que nos atinge a todos e que não é resultado de uma vontade individual", disse José Manuel Costa.

Mais informação e venda de bilhetes aqui.

Programação completa aqui.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO