notícias da OA
-
-
Prémio Távora no Dia Mundial da Arquitectura
03.10.2017
Foi assim ontem, Dia Mundial da Arquitectura, a conferência da vencedora da 12ª edição do Prémio Fernando Távora, Eliana Sousa Santos e o lançamento da 13ª edição do Prémio.

No Dia Mundial da Arquitectura, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu a conferência da vencedora da 12ª edição do Prémio Fernando Távora, dedicada ao tema “América Deserta: Paisagem, Arte e Arquitectura do Sudoeste Americano”.

A candidatura de Eliana Sousa Santos foi escolhida, por unanimidade, pelo júri “pela abrangência disciplinar do seu conteúdo, relacionando paisagem, arte e arquitectura e, por outro lado, pela sua referenciação à arquitectura chã e à simplicidade buscada num território abstracto e intangível”.

Com a bolsa que lhe foi atribuída, Eliana Sousa Santos pretendeu explorar a essência das artes chãs nas suas diversas vertentes: económica, ética e estética.

Eliana Sousa Santos deu agora a conhecer a viagem de investigação que realizou pelo deserto norte-americano, desde Bonneville Salt Flats (Utah), passando pelo Arizona e terminando em White Sands (Novo México).

Licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, Eliana Sousa Santos possui um Mestrado em Arquitectura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e um Doutoramento em Arquitectura pela Universidade de Londres. Foi investigadora de pós-doutoramento convidada na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Actualmente é investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professora auxiliar do departamento de arquitectura da Universidade Lusófona.

A apresentação de Eliana Sousa Santos contou com a presença de José Manuel Pedreirinho, presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, de Cláudia Costa Santos, presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, e de Nuno Sampaio, director executivo da Casa da Arquitectura.

Nesta sessão foi também oficialmente lançada a 13ª edição do Prémio Távora, com abertura das candidaturas.

Instituído em 2005, o Prémio Fernando Távora visa "perpetuar a memória do arquitecto” Fernando Távora, "valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto directo com outras realidades, na formação da cultura do arquitecto".

Organizado pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (OASRN) em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Casa da Arquitectura (ACA), o Prémio Távora consiste na atribuição de uma bolsa de viagem no valor de 6.000€ para a melhor proposta de viagem de investigação apresentada.

Lançado em 2005, o prémio distinguiu até agora os arquitectos André Tavares, Nélson Mota, Sílvia Benedito, Maria Moita, Cristina Salvador, Armando Rabaço, Marta Pedro, Paulo Moreira, Sidh Mendiratta, Susana Ventura, Maria Neto e Eliana Sousa Santos.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO