Num momento em que a coexistência de media digitais e impressos introduz importantes alterações na forma como publicamos, vemos e lemos, propõe-se um debate sobre o estado da publicação de arquitectura nos dias de hoje, perante as potencialidades oferecidas pelo ecrã e a permanência do papel.
'A publicação de arquitectura na era da disseminação digital' procura, assim, discutir o papel dos websites, blogs e das rede sociais na formulação e na transmissão de ideias, projectos e discursos sobre arquitectura, e na sua perduração, em complementaridade e contraponto com o papel dos livros e dos periódicos – generalistas ou da especialidade –, sejam eles em formato impresso ou digital. Interroga também o lugar da imagem estática e em movimento, numa altura em que o vídeo tende a ganhar terreno sobre a fotografia e em que se prefiguram novas possibilidades de interacção com a imagem e o domínio do virtual.
Tendo como pano de fundo uma discussão mais alargada sobre a vocação do J–A – enquanto jornal corporativo de uma ordem profissional com um importante legado ao nível da crítica e do pensamento em arquitectura no nosso país – este debate deverá permitir um contacto entre duas dimensões complementares no exercício da arquitetura: a da reflexão teórica e crítica e a da prática disciplinar.
Ana Vaz Milheiro (crítica de arquitectura do Público)
Magda Seifert (Circo de Ideias)
Paula Melâneo (editora do J-A)
Pedro Bragança (Os Truques da Imprensa Portuguesa)
Vítor Alves (investigador sobre o J-A)
Moderação: Alexandra Areia, Carlos Machado e Moura