notícias da OA
-
-
-
-
Tomada de posse dos Colégios da OA
07.11.2017
Tomaram posse no passado dia 10 de Novembro os órgãos sociais do Colégio do Urbanismo, do Colégio de Património Arquitectónico, e do Colégio de Gestão, Direcção e Fiscalização de Obras. A tomada de posse teve lugar no Auditório Nuno Teotónio Pereira, pelas 19h. Segue o discurso proferido pelo Presidente do CDN.

"Caros membros dos Colégios que agora cessam funções e membros eleitos, caros colegas, Senhores Presidentes das Mesas das Assembleias eleitos;
Caros colegas dos órgãos sociais da OA, representantes de instituições públicas, privadas e empresariais.
Ilustres convidados e todos os que nos honram com a sua presença.

Com esta tomada de posse dos Colégios damos mais um pequeno passo no sentido de completar a estrutura prevista no Estatuto da OA.

Começo por felicitar todos os colegas eleitos e desejar-lhes a todos um bom trabalho.
Poderão sempre contar com o apoio e a solidariedade do CDN no estrito respeito pelas competências e autonomias dos órgãos sociais da OA.

Têm pela frente o desafio de encontrar os tempos e os modos para o funcionamento destas novas estruturas da Ordem. Um desafio novo que terá ainda algumas indefinições, mas que iremos, seguramente, aperfeiçoando e resolvendo em conjunto.

Colégios que não podem, como todos sabemos, ser designados de especialidade no sentido especificado na lei. Para que não subsistam quaisquer equívocos sobre o que estou a afirmar, cito o que consta nos estatutos e seguramente todos conhecem, onde se afirma que “a qualidade de membro do colégio não diferencia o arquitecto dos demais arquitectos não inscritos no referido colégio”.

São ainda assim múltiplas e da maior importância as tarefas no desenvolvimento de estudos, na formação e na divulgação das áreas técnicas de cada um.

Aguardamos as V/ propostas para a necessária articulação e aprovação dos Planos de Actividades que vierem a propor, e da sua respectiva integração no orçamento da OA para o próximo ano, e conhecendo todos as limitações a que estamos sujeitos, comprometemo-nos a fazer todos os possíveis para dar resposta às V/ pretensões.

Desde já, e ainda com reduzidas disponibilidades de espaço no renovado JA que, como porventura alguns saberão voltará a ser publicado em papel, e reiteramos o nosso interesse em colaborar para a publicação e divulgação de textos / livros para o que estamos a tentar encontrar formas de viabilização económica. Mais fácil será o apoio a acções concertadas de divulgação técnica que entendam organizar e para as quais teremos toda a disponibilidade em colaborar. Contaremos ainda convosco para nos ajudarem nas que iremos fazer.

Tal como expressamente previsto no Estatuto, contamos com o V/ apoio para melhor sustentar as tomadas de posição que a OA entenda ou seja solicitada a tomar; contamos com os V/ conhecimentos para o desenvolvimento e estudo em cada uma das respectivas áreas.

Poderão sempre contar com o todo o nosso apoio sempre, repito, dentro do estrito respeito pela necessária articulação de competências de cada um dos órgãos da OA e da necessidade desta falar a uma só voz.

Termino, desejando aos membros eleitos, o maior sucesso para o mandato que hoje se inicia.
A todos, muito obrigado."


José Manuel Pedreirinho
Presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos
10. Nov. 2017


Mais informações

Colégio do Urbanismo

Colégio de Património Arquitectónico

Colégio de Gestão, Direcção e Fiscalização de Obras



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO