tsf / exercício de arquitectura
-
Arquitectura Humanitária, com Nuno Henrique Martins
04.01.2018
Ouvir aqui.
Esta semana, Nuno Henrique Martins conversa com o jornalista Rui Silva sobre Arquitectura Humanitária, no programa semanal Exercício de Arquitectura,

Exercício de Arquitectura é um programa semanal de informação e esclarecimento do exercício da arquitectura, com exemplos práticos e resposta a dúvidas dos ouvintes. Mensalmente, também um programa de reflexão e debate, agenda, sugestões e programação de arquitectura.

Exercício de Arquitectura é uma parceria TSF e Ordem dos Arquitectos, para ouvir na antena da TSF todas as quartas-feira às 7h50, repete às 17h50; com debate mensal na última sexta-feira de cada mês, às 15h com repetição às 22h.

___
Nuno Henrique Martins, arquitecto desde 1990, com obra construída, premiada e publicada em Portugal.
Há mais de uma década enveredou pela carreira académica e rumou para Barcelona para fazer o doutoramento em Urbanismo. Na sua tese, concluída em Portugal como doutoramento em Arquitectura, abordou o tema das casas correntes e propôs o conceito de 'sistema edificatório' inspirado no italiano tipo edificatorio. Desde então tem leccionado regularmente em mestrados de Arquitectura em Portugal e como professor convidado no Brasil, Suíça Reino Unido, República Checa, Turquia e México. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos em edições com distribuição internacional sobre os temas do ensino da arquitectura, das paisagens culturais, do parques patrimoniais, da habitação, do eco-urbanismo e da arquitectura sustentável.

Nos últimos quatro anos tem vindo a dedicar-se à investigação em arquitectura humanitária, de pós-desastre e em contexto de desenvolvimento. Nesse sentido tem participado em conferências e pesquisas nos EUA, no Canadá, na Africa do Sul, na Colômbia, no Reino Unido, na Austrália, na Nova Zelândia e na Tailândia. No mesmo período tem trabalhando junto de comunidades, no Brasil, coordenando projectos de pesquisas em favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo e, em particular, em Africa, onde tem desenvolvido projectos para a ONGD que ajudou a fundar: Building 4Humanity, Designing and Reconstructing CommunIties Association (B 4H). Desde Julho de 2017 coordena o projecto da B 4H de Arquitectura Humanitária para o Risco e Resiliência para os municípios afectados pelos incêndios florestais em Portugal.


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA