tsf / exercício de arquitectura
-
Debate Mensal: Habitat
05.01.2018
Ouvir aqui.
A Secretária de Estado da Habitação, arquitecta Ana Pinho, a socióloga e Professora Catedrática Isabel Guerra, a arquitecta e também Professora Isabel Raposo, e o arquitecto e professor Luís Pinto Faria são os convidados do debate mensal do programa Exercício de Arquitectura dedicado ao tema Habitat. A conversa é moderada pelo jornalista Rui Silva e foi emitida a 29 de Dezembro, na antena da TSF.

Exercício de Arquitectura é um programa semanal de informação e esclarecimento do exercício da arquitectura, com exemplos práticos e resposta a dúvidas dos ouvintes. Mensalmente, também um programa de reflexão e debate, agenda, sugestões e programação de arquitectura.

Exercício de Arquitectura é uma parceria TSF e Ordem dos Arquitectos, para ouvir na antena da TSF todas as quartas-feira às 7h50, com repetição às 17h50, e um debate mensal na última sexta-feira de cada mês, às 15h com repetição às 22h.

___
Ana Pinho arquitecta pela Escola Superior Artística do Porto (2001). Concluiu o Doutoramento em Planeamento Urbanístico na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa — FAUTL (2009), tendo recebido o Prémio IHRU para trabalhos de produção científica pela tese «Conceitos e políticas europeias de reabilitação urbana. Análise da experiência portuguesa dos Gabinetes Técnicos Locais».
Tem várias participações públicas e como docente convidada nas áreas da reabilitação urbana, conservação do património, políticas territoriais e de coesão.
É autora e colaborou em diversas publicações científicas e técnicas.
Em 2009 foi Comissária da Carta Estratégica da Lisboa para as áreas da demografia e habitação. Desempenhou funções de consultadoria para a Câmara Municipal de Lisboa, entre 2012 e 2015, tendo sido membro da Equipa de Missão Lisboa/Europa 2020.
Entre 2015 e 2016, foi consultora da Câmara Municipal de Viseu e foi consultora da Augusto Mateus e Associados, naquele período e até 2017.
Em Fevereiro de 2017 assumiu funções como vogal do Conselho de Administração da Fundiestamo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário S.A

Isabel Guerra Professora Catedrática reformada em Sociologia na área de Estudos Urbanos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE/IUL) em Lisboa e em Serviço Social e Políticas Públicas na Universidade Católica de Lisboa.
A experiência de investigação e de prestação de serviços tem sido realizada no âmbito do Centro de Estudos Territoriais (actualmente DINAMIA/CET). Tem várias dezenas de livros e artigos publicados.
Desde 1997 é membro do Réseau socio-économie de l'habitat, sedeado em Paris, e do grupo de trabalho Housing Pratices in South/ENHR — Europe European Network for Housing Research.

Isabel Raposo arquitecta pela ESBAL (1976), Mestre (1986) e Doutora (1999) em Urbanisme et Aménagement, pela Université de Paris XII, com reconhecimento pela UTL (2003) e "Pós-Doc" no quadro do Centro de Estudos sobre África do ISEG-ULisboa (então UTL).
Entre 1979 e 1989, trabalhou em Moçambique, na Direcção Nacional de Habitação, depois Instituto Nacional de Planificação Física, onde foi responsável e depois directora do Centro de Formação de Quadros Básicos e Médios de Planificação Física.
Desde a década de 1980 participou e coordenou vários projectos de investigação sobre a África Lusófona e Portugal, alguns deles financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e por municípios.
Desde 2007 é coordenadora do Gestual, Grupo de Estudos Socio-Territoriais e Urbanos e de Acção Local do CIAUD-FAUL e orienta vários mestrandos e doutorandos sobre a transformação urbana e habitacional sobretudo em áreas suburbanas em Portugal, Moçambique, Angola e Brasil.
Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas internacionais e nacionais sobre a transformação da habitação popular em áreas rurais e suburbanas, a redução de pobreza urbana, a reabilitação de centros urbanos antigos, a urbanização e o planeamento de áreas peri-urbanas e a intervenção local.
É membro honorário da Ordem dos Arquitectos (desde 2017).


Luís Pinto de Faria arquitecto.
Professor, Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura e Urbanismo da Universidade Fernando Pessoa, Porto.
Presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Arquitectos (mandato 2017-2019).


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA