tsf / exercício de arquitectura
-
Debate mensal / Ordenamento do Território
26.01.2018
Ouvir aqui.

Esta semana no programa Exercício de Arquitectura o jornalista Rui Silva conversa com a arquitecta Ana Queiroz do Vale, Miguel Miranda, Professor catedrático de Geofísica e Presidente do IPMA, Rosário Oliveira, arquitecta paisagista e representante da APAP, e com Rui Florentino, do Conselho Directivo Nacional sobre Ordenamento do Território.

Debate mensal, emitido dia 25 de Janeiro na antena da TSF.

Exercício de Arquitectura é um programa semanal de informação e esclarecimento do exercício da arquitectura, com exemplos práticos e resposta a dúvidas dos ouvintes. Mensalmente, também um programa de reflexão e debate, agenda, sugestões e programação de arquitectura.

Exercício de Arquitectura é uma parceria TSF e Ordem dos Arquitectos, para ouvir na antena da TSF todas as quartas-feira às 7h50, com repetição às 17h50, e um debate mensal na última sexta-feira de cada mês, às 15h com repetição às 22h.

____
Ana Queiroz do Vale
Arquitecta (1987), tem desenvolvido actividade profissional e académica na área do Urbanismo.
Com funções de coordenação executiva, colaborou em diversos planos do ordenamento do território, promovidos pela Administração Central, por municípios e/ou em parceria com entidades privadas, desenvolvendo projectos urbanos e elaborando instrumentos de gestão territorial, municipais, intermunicipais e regionais.
Licenciou-se em Direito (2010) e obteve pós-graduação em Direito do Ambiente, Ordenamento do Território e Urbanismo.
Em 2014 assume as funções de Diretora Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território da Câmara Municipal de Sintra, tendo sido Vice-presidente da Assembleia Municipal (2004-2009) e vereadora (2009-2013) no mesmo município. 
É coordenadora da Comissão Executiva do Colégio de Arquitectos Urbanistas da Ordem dos Arquitectos (2017-2019).

Jorge Miguel Alberto de Miranda
Estudou na Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Geofísica (1990). 
Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera — IPMA.
A sua actividade de investigação está focada na Geofísica Marinha e em Riscos Naturais, em particular tsunamis. É autor ou coautor de +90 artigos publicados nas principais revistas científicas de geofísica.
Membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

Rosário Oliveira
Arquitecta paisagista (1994), doutorada em Artes e Técnicas da Paisagem (2008) e tese intitulada ‘Integrative Management of the Landscape. New Parameters for the Implementation of the Common Agriculture Policy. A case study in Southern Portugal’. 
Desde 2000 concilia docência e investigação em seis universidades. Actualmente é investigadora no Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa e Professora Convidada na Universidade Autónoma de Barcelona. 
Em 2014 foi-lhe atribuído um Prémio de Investigação Colaborativa pela Universidade Nova de Lisboa.
Participou na comissão redatorial da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, em representação da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas — APAP, aprovada em  2015.

Rui Florentino
Arquitecto (1996). Doutor em Urbanismo e Ordenamento do Território pela Universidade Politécnica de Madrid. Professor Auxiliar da Escola Superior Gallaecia, em Vila Nova de Cerveira, onde é responsável pela linha de Investigação em Urbanismo e Planeamento.
Participou na elaboração de vários Instrumentos de Gestão Territorial, incluindo a proposta de alteração ao Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (2010).
Foi Vogal do Conselho Directivo da Associação dos Urbanistas Portugueses (2012-2016).
Co-autor da edição: Nunes da Silva, Fernando (coord.) - “Métodos e Técnicas para o Desenvolvimento Urbano Sustentável”. Lisboa: Parque Expo, 2009.
É vogal do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos (2017-2019).



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA