notícias da OA
-
Raúl Hestnes Ferreira (Lisboa, 1931-2018)
12.02.2018
O velório de Raúl Hestnes Ferreira será na Igreja da Graça a partir das 17 horas de dia 14 de Fevereiro, 4ª feira. A cremação será 5ª feira às 12h no cemitério de São João.
Membro honorário da Ordem dos Arquitectos desde 2010 e várias vezes premiado, Hestnes Ferreira foi um dos fundadores do Departamento de Arquitectura da FCTUC e leccionou naquela escola entre 1990 e 2003. Em 2004, arrebatou o Prémio Valmor e em 1993 venceu o Prémio Eugénio dos Santos e o Prémio Nacional de Arquitectura. Entre várias distinções, foi ainda galardoado com o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo em 1982, com o Diploma de Reconhecimento e Mérito da Universidade Lusófona em 2014. Com a atribuição do grau de doutor «honoris causa», a Universidade de Coimbra (UC) “reconheceu os bons serviços prestados por Raul Hestnes Ferreira, enquanto docente da FCTUC e fundador do Departamento de Arquitectura, mas sobretudo a obra que realizou e a extraordinária dimensão cultural” da sua figura.

Com um extenso trabalho no âmbito da Arquitectura e do Planeamento Físico e Urbano, estudou Arquitectura nas escolas de Belas Artes de Lisboa (de onde foi expulso por “actividades subversivas”) e do Porto, nos departamentos de Arquitectura do Instituto de Tecnologia de Helsínquia, da Universidade de Yale e da Universidade da Pensilvânia. Leccionou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, na Cooperativa Árvore do Porto e na FCTUC.

Estas foram, entre outras, algumas das razões que justificaram a homenagem a Raul Hestnes Ferreira no Dia Nacional do Arquitecto 2014, em cerimónia que decorreu num dos espaços da sua autoria, o ISCTE.

Em 2010 a Ordem dos Arquitectos distinguiu-o com o estatuto de membro honorário “pelo papel relevante na afirmação da arquitectura portuguesa, bem como pela sua actividade no âmbito do planeamento e desenho urbanos, assim como da habitação social como arquitectura da cidade.”.

O seu desaparecimento representa uma grande perda para a arquitectura portuguesa. A Ordem dos Arquitectos lamenta profundamente a sua morte a apresenta sentidas condolências à sua família e amigos.


Entrevista a Hestnes Ferreira / Prémio Arquitectos Agora / Maio 2015


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA