tsf / exercício de arquitectura
-
Arquitectura e Política Cultural, com Susana Ventura
21.03.2018
Ouvir aqui

Arquitectura e Política Cultural é o tema programa programa semanal Exercício de Arquitectura de hoje, Rui Silva conversa com a arquitecta Susana Ventura.

Exercício de Arquitectura é um programa semanal de informação e esclarecimento da prática da arquitectura, com exemplos práticos e resposta a dúvidas dos ouvintes. Mensalmente, também um programa de reflexão e debate, agenda, sugestões e programação de arquitectura.

Exercício de Arquitectura é uma parceria TSF e Ordem dos Arquitectos, para ouvir na antena da TSF todas as quartas-feira às 7h50, repete às 17h50; com debate mensal na última sexta-feira de cada mês, às 15h com repetição às 22h.


SUSANA VENTURA (Coimbra, 1978)

Arquitecta, curadora, escritora e investigadora nas áreas de Teoria de Arquitectura e Estética (Filosofia). Actualmente, dedica-se ao projecto de Pós-Doutoramento intitulado “Para uma arquitectura intensiva: como compor sensações, em arquitectura”, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). No âmbito deste projecto recebeu o Prémio Fernando Távora, em 2014.

Doutorada em Filosofia, na especialidade de Estética, com a tese “O corpo sem órgãos da arquitectura”, sob a orientação científica do Professor Doutor José Gil, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL, 2013), que incluiu residências de investigação nos ateliers de Diller Scofidio + Renfro (Nova Iorque), Lacaton & Vassal (Paris) e Peter Zumthor (Haldenstein). De 2007 a 2011, recebeu a bolsa de Doutoramento pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. Licenciada em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (darq - FCTUC, 2003) com a prova final “Tenho um Corvo dentro da minha Cabeça, quando me deito por entre as ervas do jardim”, sobre o conceito de felicidade no pensamento e obra de Le Corbusier, orientada pelo Professor Doutor Paulo Varela Gomes e revista pela Professora Doutora Fernanda Bernardo (Filósofa). Em 2014, integrou a representação oficial Portuguesa na 14.ª Bienal de Arquitectura de Veneza. Foi curadora (juntamente com Pedro Gadanho e João Laia) de “Utopia / Distopia”, no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia de Lisboa (de Março a Agosto 2017) e, recentemente, curadora da exposição “A Casa da Democracia: entre Espaço e Poder”, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos (de Fevereiro a Abril 2018). Pertence à actual equipa de redacção do Jornal Arquitectos (JA), da Ordem dos Arquitectos (triénio de 2016-2018) e é colaboradora regular da revista de arte Contemporânea.

Mais informações: www.susana-ventura.com


O programa Exercício de Arquitectura conta com o patrocínio da Gyptec Ibérica.


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA