agenda
-
II Congresso Internacional Cultura Ciudad - La Casa: espacios domésticos, modos de habitar
25.03.2018
23 a 25 de Janeiro de 2019
Escola Técnica Superior de Arquitectura - UGR
Granada


A Área de Composição Arquitectónica da Universidade de Granada, em colaboração com o Grupo de Investigação Arquitectura e Cultura Contemporânea, o Departamento de Construções Arquitectónicas e a Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Granada e a Associação de Historiadores de Arquitectura e Urbanismo (AhAU), organiza o II Congresso Internacional Cultura y Ciudad, intitulado La casa: espacios domésticos, modos de habitar, que terá lugar, de 23 a 25 de Janeiro de 2019, na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Granada.

Após a organização, em 2015, do I Congresso Internacional La cultura y la ciudad. Imagen y representación de lo urbano. Ciudades históricas y eventos culturales, e a posterior publicação do volume que compilava as comunicações nele apresentadas (Calatrava, J., García, F., Arredondo, D. eds. La cultura y la ciudad, Granada: Editorial Universidad de Granada, 2016), a Área de Composição Arquitectónica da UGR retoma a organização deste evento, orientando-o, desta vez, para algumas das principais questões que dizem respeito ao projecto do habitar.

O Congresso expõe uma visão panorâmica e comparativa, tanto histórica como contemporânea, da arquitectura residencial, entendida a partir da síntese entre os aspectos arquitectónicos e urbanísticos e os relacionados com os modos e formas de habitar, assim como a evolução e os problemas actuais da habitação e dos seus diferentes espaços (salas de estar, quartos, salas de jantar, casas de banho, cozinhas, pátios, varandas, terraços, espaços de passagem, portas, janelas…), no que diz respeito à sua configuração e aos seus usos.

Propõe-se uma perspectiva ampla, desde o encontro entre as diversas disciplinas (para além da Arquitectura e do Urbanismo, a História, a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia, a História da Arte, etc.) e áreas de conhecimento universitárias (Composição Arquitectónica, Projecto, Urbanismo, História da Arte, Condicionamento e Serviços, Expressão Gráfica, Engenharia Civil, Antropologia Social…).

O âmbito cronológico e temático é igualmente global, podendo abarcar desde as distintas épocas históricas à contemporaneidade e tratar de tipologias de habitação, da história dos progressos construtivos e tecnológicos, do surgimento e evolução de conceitos tais como conforto, higiene, domesticidade, etc., dando especial atenção aos desenvolvimentos mais recentes e os problemas de adequação da «unidade habitacional» às mudanças sociais, urbanas, tecnológicas e ambientais do nosso tempo. Será dada especial atenção aos modos em que historicamente se articulou a diferenciação entre o espaço privado e o público, bem como às fronteiras e hibridizações entre ambos os campos. Será também objecto do Congresso a presença do doméstico nos campos do imaginário, e de maneira especial as visões a partir da filosofia, sociologia, pintura, literatura ou cinema.
A exposição de projetos habitacionais contemporâneos pelos seus autores não é um objetivo prioritário do Congresso. As propostas de comunicação a este respeito serão admitidas apenas a título excepcional.

Sessões temáticas
1. Arquiteturas da casa: o espaço doméstico ao longo da história
2. O projeto doméstico como núcleo da modernidade: casa singular e habitação coletiva, do Movimento Moderno ao século XXI
3. A habitação contemporânea do ponto de vista patrimonial
4. A casa: mitos, arquétipos, modos de viver
5. Visões externas: a casa na pintura, no cinema e na literatura

Calendário
Início do período de inscrição e recepção de propostas de comunicação: terça-feira, 13 de Março de 2018
Limite de recepção de resumos: últimos dias do mês de Junho de 2018
Limite de inscrição reduzida: segunda-feira, 1 de Outubro de 2018
Limite de recepção de comunicações completas: sexta-feira, 16 de Novembro de 2018
Notificação da programação final do Congresso: sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018
Prazo de inscrição: segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019
Limite de recepção de apresentações: terça-feira, 22 de Janeiro de 2019
Celebração do Congresso: de quarta-feira, 23, a sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019

Línguas do congresso
Espanhol e inglês

Mais informações em www.granadacongresos.com/culturayciudad


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

TERÇAS TÉCNICAS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA