No contexto actual da construção em Portugal é do reconhecimento público e das mais variadas entidades, a necessidade de integrar medidas de melhoria da resistência sísmica dos edifícios, nomeadamente nas operações de reabilitação, contextualizadas na prática corrente da Arquitectura e da Engenharia.
O presente Seminário que se realizará no dia 7 de Junho no LNEC, com a organização conjunta da Ordem dos Arquitectos, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica e Ordem dos Engenheiros, terá um enfoque especial nas questões técnicas, desde a pré-avaliação do edificado, aos casos práticos de aplicação de medidas de melhoria da resistência sísmica em edifícios de construção nova ou para reabilitar. Procura-se desta forma promover o debate em torno das eventuais dificuldades de implementação no terreno de medidas de melhoria da resistência sísmica. Reconhece-se ainda como factor fundamental para se atingir com sucesso soluções de referência neste campo, o desenvolvimento de um trabalho colaborativo desde a fase inicial entre o arquitecto e o engenheiro de estruturas, considerando ainda a articulação com as demais especialidades integrantes da intervenção.
Espera-se desta forma envolver todos os profissionais com interesse nesta temática, bem como os decisores, os gestores e os proprietários, na crescente sensibilização pela integração da sísmica como tema prioritário da actualidade da construção.
Inscrições e restante informação durante o mês de Abril.