tsf / exercício de arquitectura
-
A Política de Arquitectura interessa à Sociedade? com Cristina Cavaco
05.04.2018
Ouvir aqui.

A Política de Arquitectura interessa à Sociedade? é questão central do programa semanal Exercício de Arquitectura, emitido dia 28 de Março na TSF. O jornalista Rui Silva conversa com a arquitecta Cristina Cavaco sobre a importância da Política de Arquitectura para a Sociedade.

Exercício de Arquitectura é um programa semanal de informação e esclarecimento da prática da arquitectura, com exemplos práticos e resposta a dúvidas dos ouvintes. Mensalmente, também um programa de reflexão e debate, agenda, sugestões e programação de arquitectura.

Exercício de Arquitectura é uma parceria TSF e Ordem dos Arquitectos, com o patrocínio da Gyptec Ibérica, para ouvir na antena da TSF todas as quartas-feira às 7h50, repete às 17h50; com debate mensal na última sexta-feira de cada mês, às 15h com repetição às 22h.

______


Cristina Soares Cavaco (Lisboa, 1973)

Doutorada em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), com uma tese em desenvolvimento urbano (2009). É mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea (2001) e licenciada em Arquitetura (1996) pela mesma Universidade.

Actualmente é Professora Auxiliar na Universidade de Lisboa – Faculdade de Arquitectura (FA-ULisboa) onde tem leccionado desde 1999. Integra o Departamento de Projeto de Arquitectura, Urbanismo e Design, bem como o Curso de Doutoramento em Urbanismo.

É membro efectivo do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD), onde tem desenvolvido investigação nas áreas do urbanismo e ordenamento do território, mais especificamente ao nível das políticas de ordenamento do território e desenvolvimento urbano, planeamento de espaços turísticos e morfologia urbana. Tem coordenado e participado em vários projectos de investigação financiados pela FCT, Fundação Calouste Gulbenkian, FEDER, EEA Grants, entre outros.

Entre 2012 e 2016 desempenhou as funções de Subdiretora Geral na Direção-Geral do Território, onde esteve responsável pelas áreas do desenvolvimento territorial, ordenamento do território e política de cidades.

Participou na revisão do Quadro Legal da Política Pública de Ordenamento do Território e Urbanismo, designadamente na revisão da sua Lei de Bases (2014) e subsequentes regimes e diplomas legais (2015).

Coordenou o desenvolvimento de diversos projectos, de que se destacam o Relatório Nacional para o Habitat III (2016), a Avaliação do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território – PNPOT (2014) e a elaboração da Estratégia Nacional Cidades Sustentáveis 2020 (2015). Integrou ainda a Comissão Redatora da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (2015).

Foi membro representante de Portugal nos Comités de Monitorização dos Programas Europeus de Cooperação Territorial URBACT III e ESPON 2020, e ainda perita da Comissão Europeia no Expert Group of Territorial Cohesion and Urban Matters (TCUM) e ponto focal nacional no Forum EIONET – National Reference Center on Land Use and Spatial Plannning (NRC – LUSP), da Agência Europeia do Ambiente.


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA