tsf / exercício de arquitectura
-
Debate Mensal: Política Nacional de Arquitectura e Paisagem
05.04.2018
30 de Março
Ouvir aqui.



A directora-geral do Território, Dra. Fernanda do Carmo, a arquitecta paisagista Margarida Cancela d’Abreu e o arquitecto Daniel Couto são os convidados do debate mensal do programa Exercício de Arquitectura. Uma conversa sobre Política Nacional de Arquitectura, moderada pelo jornalista Rui Silva, emitida dia 30 de Março, às 15h, com repetição às 22h, na antena da TSF.

Exercício de Arquitectura é um programa semanal de informação e esclarecimento da prática da arquitectura, com exemplos práticos e resposta a dúvidas dos ouvintes. Mensalmente, também um programa de reflexão e debate, agenda, sugestões e programação de arquitectura.

Exercício de Arquitectura é uma parceria TSF e Ordem dos Arquitectos, para ouvir na antena da TSF todas as quartas-feira às 7h50, repete às 17h50; com debate mensal na última sexta-feira de cada mês, às 15h com repetição às 22h.


_____

Fernanda do Carmo (Lisboa, 1964)


Geógrafa, licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela FCSH-UNL, pós-graduada em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, pela FCT-UNL, mestre em Administração Pública e diplomada em Estudos Avançados em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL.
Exerce, desde o início de 2017, o cargo de Directora-Geral do Território e, por inerência, preside à Comissão Nacional do Território e à Comissão de Acompanhamento da Arquitectura e Paisagem. Anteriormente desempenhou diversas funções e exerceu cargos de direção superior ao nível da administração pública e do setor empresarial do Estado, bem como ao nível político, nas áreas do ordenamento do território, desenvolvimento regional, cidades, requalificação urbana e informação geográfica.

Margarida Cancela d’Abreu (Lisboa, 1948)

Formou-se em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia, em 1971.
Iniciou de imediato a actividade profissional no Fundo de Fomento de Habitação, onde colaborou em diversos planos integrados habitacionais e na criação de normas para espaços verdes urbanos.
Com a criação da Secretaria de Estado do Ambiente transitou para este organismo em 1975, permaneceu nos Serviços de Ambiente e Ordenamento até 1986. Em 1987 é integrada na Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, onde desempenhou o cargo de Directora Regional do Ordenamento durante 20 anos, tendo-se aposentado em 2011.
De 1976 a 2011 foi docente convidada no Curso de Arquitectura Paisagista da Universidade de Évora.
Do seu percurso profissional destaca-se a defesa firme dos princípios ecológicos, das preocupações humanistas e do interesse público, no processo de ordenamento do território e o permanente trabalho em equipa.
Fundadora da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, em 1976, da qual foi Presidente de 2009 a 2012. Actualmente é membro do Conselho Geral.
Delegada de Portugal à International e à European Foundations of Landscape Architects (membro do Education Committee).
Membro do Conselho Consultivo Europeu para o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável / União Europeia, 1994 – 2000.

Daniel Couto (Vila Nova de Gaia, 1952)

Licenciatura e mestrado em Arquitectura, CEA en Architecture – ENSAP Bordeaux – bolseiro FCGulbenkian, Formação 3º Ciclo – Un. Santiago Compostela (Arquitectura Escolar).
Licenciatura em Artes Plásticas.
Professor do quadro do Ensino Secundário.
Professor na Faculdade de Arquitectura da Univ. Lusíada – Porto.
Participação no Work Group UIA/ Educational Spaces.
Director do Projecto Municipal do CH Vila Nova de Gaia (1996-98).
Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, Urbanismo e Habitação, EM (desde 2013).


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

VAILLANT B
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA