tsf / exercício de arquitectura
-
Contributo da Arquitectura para a SCIE / Planos de Emergência contra Incêndios
06.04.2018
Ouvir aqui

Paulo Prata Ramos é o convidado desta semana do Exercício de Arquitectura semanal, numa conversa com o jornalista Rui Silva sobre Segurança Contra Incêndios.

Exercício de Arquitectura é um programa semanal de informação e esclarecimento da prática da arquitectura, com exemplos práticos e resposta a dúvidas dos ouvintes. Mensalmente, também um programa de reflexão e debate, agenda, sugestões e programação de arquitectura.

Exercício de Arquitectura é uma parceria TSF e Ordem dos Arquitectos, para ouvir na antena da TSF todas as quartas-feira às 7h50, repete às 17h50; com debate mensal na última sexta-feira de cada mês, às 15h com repetição às 22h.

Paulo Ramos, licenciatura e mestrado pré-Bolonha em Arquitectura e uma pós graduação em Protecção Contra Incêndios em Edifícios.
Fez diversos cursos técnicos, nomeadamente de controlo de fumo e evacuação. Actualmente está a fazer doutoramento em Engenharia de Segurança ao Incêndio na Universidade de Coimbra.
É projectista de SCIE há mais de dez anos, com certificação para edifícios de 3ª e 4ª categorias de risco, tendo sido técnico responsável de cerca de uma centena de projectos e medidas de autoprotecção, em Portugal, Angola, Argélia e França.
Tem dado formação em diversos cursos de SCIE, nomeadamente na APSEI, na Ordem dos Arquitectos, na Universidade do Algarve e na Escola Nacional de Bombeiros.
Escreve regularmente artigos técnicos para revistas da especialidade, nomeadamente Revista Segurança e Revista Proteger, parte dos quais escritos no âmbito do doutoramento em SCIE.
Integra a Comissão Técnica de SCIE da Ordem dos Arquitectos desde a sua formação em 2009, sendo o representante da Ordem na Comissão de Acompanhamento da Implementação do RJ-SCIE.
É membro do Conselho Estratégico da APSEI – Associação Portuguesa de Segurança.
É vogal da CT46, presidindo à SC6 – Projecto de Segurança contra Incêndio Baseado no Desempenho, que acompanha os trabalhos da ISO/TC 92 Fire Safety.
É Presidente da SFPE Portugal, uma associação de técnicos de SCIE, que constitui a delegação portuguesa da associação internacional Society of Fire Protection Engineers, que conta com mais de 4.500 membros em todo o mundo.





Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA