notícias da OA
-
OA presente no X Congresso Docomomo Ibérico: O Fundamento Social da Arquitectura; do vernáculo e do moderno, uma síntese cheia de oportunidades.
19.04.2018
Badajoz | 18 a 20 de Abril de 2018
Este Congresso pretende pôr em diálogo dois países fronteiriços, Portugal e Espanha, que, apesar da proximidade, tiveram percursos diferentes nas décadas 50, 60 e 70 do séc. XX, mas que, ainda assim, convergiram na criação de um património rico dentro do chamado Movimento Moderno. Nesta edição do Congresso Docomomo Ibérico pretende-se debater a forma como a arquitectura vernacular comunicou e dialogou com os jovens arquitectos desta época que a quiseram reinventar. Ester Gamero Ceballos-Zúñiga, da Dirección General de Arquitectura da Junta de Extremadura salientou que, para além do debate em torno do tema central, este Congresso pretende também encontrar soluções para melhorar as condições de quem vive a arquitectura, pensando nessa vivência a par de uma valorização deste património.


"Um dos aspectos mais interessantes do X Congresso do DoCoMoMo Ibérico a decorrer em Badajoz até ao próximo sábado, e que teve desde o início o apoio e colaboração da OA, é seguramente o seu tema que nos propõe dois temas muito caros a qualquer dos arquitectos portugueses e espanhóis. Uma nova reflexão sobre o vernáculo e o moderno que nos remete muito directamente para o Inquérito à Arquitectura Popular dos anos cinquenta, e uma abordagem dos aspectos sociais da arquitectura, por vezes tão esquecidos.
Se dúvidas houvesse sobre a actualidade de um e do outro, a apresentação de um significativo número de apresentações de portugueses é a prova do interesse que qualquer destes temas continuam a despertar."

José Manuel Pedreirinho
Presidente do Conselho Directivo Nacional



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA