notícias da OA
-
Luís Vassalo Rosa (1935 - 2018)
07.06.2018
O velório do Arq. Vassalo Rosa será amanhã, sábado, às 17h, na Igreja do Santo Condestável. No domingo a missa é às 10h, na mesma igreja.
Nesta semana, em dois dias sucessivos, faleceram dois colegas que tiveram um papel importante em diversas estruturas associativas dos arquitectos.
Um papel que começou ainda na Associação dos Arquitectos Portugueses e em todo o processo que levou à sua transformação na actual Ordem de cuja fundação estamos neste ano a comemorar o vigésimo aniversário.
Foram anos de muitos debates, em que toda a classe discutiu as melhores formas para defender direitos profissionais que, contra a sua vontade, se mantiveram longos anos no espartilho de um sindicato corporativista. Foi neste contexto que, em 1976, nasceu a Associação dos Arquitectos que posteriormente conseguiu assegurar alguns Direitos Públicos mas que sempre lutou para ser reconhecida como Ordem.
Foi uma luta de muitos, e entre eles, Vasco Morais Soares e Luis Vassalo Rosa, agora desaparecidos, estiveram sempre presentes, desempenhando diversos cargos em sucessivas direcções.
De tendências políticas muito diferentes, afrontando-se por vezes em listas de distintas opiniões e programas, sempre souberam colocar acima dessas diferenças a procura das soluções mais ajustadas para a classe.
Ambos desde há alguns anos já afastados dos órgãos directivos, Vassalo Rosa mantinha-se ainda em funções como Provedor da Arquitectura, tarefa que a nosso pedido aceitou prolongar para além do prazo a que se tinha comprometido, e, por inerência fazia ainda parte do conselho editorial do Jornal Arquitectos.
Um cargo que, mais uma vez, desempenhou de forma exemplar, com uma notável capacidade para fazer o enquadramento e ter uma visão global das questões que lhe eram colocadas.

José Manuel Pedreirinho
Presidente da Ordem dos Arquitectos


Luis Vassalo Rosa foi um arquitecto que sempre pugnou não só pela dignificação da profissão do arquitecto, mas, muito especialmente, pelo reconhecimento do arquitecto como urbanista e construtor dos espaços de cidade, vivenciais das populações, construtores do território, suas paisagens e serviços que asseguram a qualidade de vida no nosso quotidiano, condições que hoje damos por adquiridas.

Foi o obreiro do projecto mais emblemático da cidade de Lisboa - o Parque das Nações - definindo-o como um projecto de futuro da cidade e não apenas dedicado a um evento, efémero, e que hoje constitui um dos maiores exemplos de operação de regeneração urbana que serve de exemplo, não só a nivel nacional como internacional.

Também a ele devemos uma extrema dedicação a todos os que abraçaram o desafio de serem arquitectos urbanistas. A ele devemos todos um enorme agradecimento pelo que a cada um de nós, e a todos, transmitiu e ofereceu da sua experiência e da sua visão, tão particular e humanista, do que é o exercício da nossa profissão.

A Luis Vassalo Rosa, que nos deixou, um muito obrigado!

Colégio dos Arquitectos Urbanistas




Arquitecto e Urbanista

Membro da Ordem dos Arquitectos n.º 278/Sul.

A 21 de Dezembro de 2011 tomou posse como Provedor da Arquitectura da Ordem dos Arquitectos, por deliberação unânime do Conselho Directivo Nacional, função que desempenhou até hoje, com extrema diligência, isenção e dedicação de que são prova as sínteses do seu trabalho que publicou semestralmente. Foi também membro do Conselho Editorial do J—A desde 2015.

Paralelamente à sua actividade de Arquitecto e Urbanista foi também um cidadão interveniente, tendo participado nos órgãos dirigentes de organizações profissionais, como o Sindicato Nacional dos Arquitectos e da Associação dos Urbanistas Portugueses, da qual foi sócio fundador.

Em 2008, no contexto da 2.ª edição do "Prémio Municipal de Arquitectura Cidade de Almada" de que foi presidente do júri, foi também homenageado, numa exposição em torno da sua vida e obra, que esteve patente na Casa da Cerca.

A Ordem dos Arquitectos lamenta profundamente a sua morte a apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos.




Luís Vassalo Rosa, arquitecto (ESBAL) com especialização em Planeamento Urbanístico na Universidade de Sussex e estágios em Espanha, França, Inglaterra, República Federal Alemã e Estados Unidos da América. Desenvolveu actividade docente universitária como Professor Convidado em cursos de pós-graduação em Planeamento Urbanístico e Projecto de Áreas Habitacionais, designadamente na FAUTL, no IST e na FEUP.

Foi responsável e coordenador de equipas de diversos Planos Directores Municipais, Planos Estratégicos, Planos de Urbanização, Planos de pormenor e Projectos de Loteamento Urbano. Assessor no domínio do Urbanismo da Parque EXPO, S.A., foi Director de Serviços de Planeamento e Gestão Urbanística da Parque EXPO, S.A. e responsável pelo Plano de Urbanização, coordenação e gestão urbanística da zona de intervenção da EXPO'98.

Foi Chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico e Edifícios do Fundo do Fomento da Habitação/MOPTC e responsável pelo Plano Integrado de Almada - Monte da Caparica. Foi, também, Director do Departamento do Novo Centro Urbano de Santo André, do Gabinete da Área de Sines/MPAT e responsável pela revisão do Plano da Nova Cidade de Santo André.

Co-autor de projectos de habitação, administração e serviços, equipamentos colectivos, equipamentos turísticos e equipamentos industriais, publicações, estudos e comunicações. Recebeu o Prémio Valmor em 1975 enquanto co-autor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa e obteve o Primeiro Prémio nos Concursos para a Nova Sé Catedral de Bragança, Novos Tribunais de Monsanto e Recuperação do Palácio do Alvito de Lisboa.

Foi assessor do Secretário de Estado da Habitação e vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa após o 25 de Abril.

É Grande Oficial da Ordem de Mérito.


Vinte anos Expo`98. Entrevista com Luís Vassalo Rosa:
https://www.msn.com/pt-pt/motor/videos/vinte-anos-expo98-entrevista-com-lu%C3%ADs-vassalo-rosa/vp-AAxLqsB



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA