agenda
-
15.º Congresso dos Arquitectos
02.10.2018
Lagoa (Algarve)
de 25 a 27 de Outubro de 2018
Site do Congresso
Afirmar a Arquitectura na sociedade é demonstrar o seu papel qualificador na preservação e na construção do Património, no desenvolvimento económico, social e da inovação na sociedade.

Este é o mote do 15.º Congresso dos Arquitectos que se realizará no Pavilhão do Arade, em Lagoa (Algarve), de 25 a 27 de Outubro de 2018, sob o tema O Património Arquitectónico e Paisagístico.

O 15.º Congresso dos Arquitectos propõe diferentes formas de participação, incentivando o debate em torno do tema e subtemas. Tem como objectivo alargar este mesmo debate ao maior número de arquitectos, envolvendo todos os interessados que pretendam intervir e contribuir activamente para a reflexão.

Os trabalhos estão estruturados de acordo com os seguintes subtemas:

1. Ordenamento e Valorização do Território

2. Reabilitação do Património Arquitectónico e Paisagístico

3. Prática profissional dos Arquitectos.


Em agenda:
4 Moções
5 Recomendações
12 Comunicações
Debates

Esteja atento aos nossos meios de comunicação e consulte a página Novidades
.




No ano em que se cumprem 20 anos sobre a sua criação, a Ordem dos Arquitectos realiza o momento mais nobre da partilha de ideias e boas práticas pela primeira vez no Algarve. O município de Lagoa está, por isso, de parabéns! O brilhante arquitecto Siza Vieira disse já que “os arquitectos não inventam nada, só transformam a realidade”. E é esse poder transformador que une e abre a porta da tradição à inovação, que faz da Arquitectura uma arte com um poder tão decisivo e valorizador na vida e na cultura de um povo.

Numa altura em que o mercado imobiliário recupera de forma repentina e urgente um momento de reflexão sobre a qualificação ou requalificação do espaço será sem dúvida um momento de grande valor para a nossa sociedade.

O 15º Congresso dos Arquitectos, que terá lugar entre 25 e 27 de Outubro no Centro de Congressos do Arade, Parchal, promete, por isso, trazer para cima da mesa assuntos que se prendem com um futuro onde a preservação e a qualificação do “Património Arquitectónico e Paisagístico” devem ser uma realidade.

A forma como o cidadão comum se desloca no seu espaço de conforto ou no espaço social público, a face do território em que se desloca, o seu ordenamento e valorização, são, sem dúvida, determinantes para o desenvolvimento económico, social e pessoal, na medida em que são geradores de saúde e bem-estar, para além de serem um legado para as gerações futuras. É, por isso, com bastante alegria, que recebemos em Lagoa este Congresso.

Mais do que colocar no terreno noções estéticas de belo e funcionalidade, mais do que questionar e interrogar, os arquitectos são transportadores de respostas a problemas transversais a todos os municípios do país. Os diversos modelos de participação deste Congresso em Lagoa permitirão cruzar universos de profissionais da área com outras entidades ou profissões de alguma forma ligadas à Arquitectura.

O Centro de Congressos do Arade manterá a decorrer em paralelo durante os três dias deste evento, numa data em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural, um programa de actividades sociais e culturais, nas quais se inserem visitas, exposições, cinema e uma feira de materiais.

Francisco Martins
Presidente da Câmara Municipal de Lagoa



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

mais

 

VAILLANT A
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA