notícias da OA
-
Luiz de Sarmento de Carvalho e Cunha (Lisboa, 1933-2019)
29.01.2019
O velório decorrerá hoje, 29, a partir das 17:30h e a missa de corpo presente quarta-feira dia 30, às 14:00h, na igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa. O funeral terá lugar no cemitério de Carnide.
A Ordem dos Arquitectos lamenta profundamente o falecimento do Arquitecto Luiz Cunha, membro da OA n.º 167, homenageado com o título de membro honorário da Ordem dos Arquitectos em 30 de Outubro de 2014, por proposta de um grupo de membros que sublinharam a sua “originalidade, liberdade e elevado mérito do conjunto da sua actividade profissional”.



Diplomado em Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1957.
Foi membro fundador do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR), com Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas e Diogo Lino Pimentel e membro da comissão cultural do Sindicato Nacional dos Arquitectos, Secção Regional Norte (1959).
Professor catedrático do ISCTE – Instituto Catedrático de Lisboa. Jubilado em 2004 teve um papel determinante na criação do Mestrado em Desenho Urbano (1995) e da Licenciatura de Arquitectura (1999).

Como Funcionário da Câmara Municipal do Porto (1957-1966) ocupou-se de estudos de urbanização.
Exerceu arquitectura em regime liberal desde 1966. A sua vasta obra vai desde o urbanismo à arquitectura passando pelo equipamento, mobiliário e design.
É autor de obras de arquitectura como, a Igreja do Cristo Rei (Portela), Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus Carvalhido (Porto), Nova sede do Centro de Caridade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Porto), Centro Social e Paroquial e Projecto da Igreja de Nevogilde (Porto), Escola Francesa do Porto (em colaboração com os arquitectos Marques Aguiar e Carlos Carvalho Dias) e o edifício da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.





Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

Newsletter JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA