agenda
-
“Premiados Arquiteturas Film Festival 2018" CIRCUITO ITINERANTE | 5 FILMES 5 CIDADES
01.03.2019
No âmbito da parceria realizada entre a Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos e o Arquiteturas Film Festival está a decorrer desde Dezembro 2018 e até Abril de 2019, o Circuito Itinerante dos filmes premiados em 2018 por 5 cidades: Lisboa, Abrantes, Tavira, Funchal e Ponta Delgada.

A passagem por Abrantes, a cargo da Delegação do Centro em parceria com o Espalhafitas, secção de cinema da Palha de Abrantes, inicialmente programada para Janeiro, foi reagendada para o princípio de Março por questões de indisponibilidade de calendário, e desdobrada em dois locais, em Mação no dia 6 e no Sardoal a 13.

Assim, a primeira destas sessões decorrerá no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira em Mação, no dia 6 de Março a partir das 21h00, com a projecção dos seguintes filmes:

1- The Hymns of Muscovy, de Dimitri Venkov - MELHOR FILME NA CATEGORIA DE FICÇÃO
2- A Virgem Eterna, de Jorge Suárez-Quiñones Rivas - MENÇÃO HONROSA
3- Moriyama-San, de Ila Bêka e Louise Lemoine - MELHOR FILME NA CATEGORIA DE DOCUMENTÁRIO

Na segunda sessão, que terá lugar no Centro Cultural Gil Vicente no Sardoal no dia 13 de Março pelas 21h30, serão exibidos os seguintes filmes:

1- Forensic, de Chris de Krijger - MELHOR FILME NA CATEGORIA DE EXPERIMENTAL
2- Spa Architecture of Zawodzie, de Ewa Trzcionka - PRÉMIO NOVOS TALENTOS
3- Jaar Lamento de Las Imagenes, de Paula Rodriguez Sickert - PRÉMIO DO PÚBLICO

A restante programação do Espalhafitas de Março, no dia 20 novamente em Mação e no dia 27 de regresso ao Sardoal, será também dedicada a filmes com a arquitectura e a paisagem como tema, em programa a anunciar brevemente.

Apoio
Município de Mação
Município do Sardoal


RESUMOS

The Hymns of Muscovy
(Rússia, 2018, Dimitri Venkov, 15')
Declaração do júri: Um filme hipnótico, caleidoscópico, desconcertante e surpreendente, que consegue transformar a realidade em ficção apenas pela inversão do eixo vertical.

https://vimeo.com/269832786

A Virgem Eterna
(Espanha, 2017, Jorge Suárez-Quiñones Rivas, 15')
Declaração do júri: Pela sua representação subtil do espaço interior como um palco, editando somente material de arquivo.

https://vimeo.com/265033096

Moriyama-San
(França, 2017, Ila Bêka e Louise Lemoine, 63')
Declaração do júri: Um filme que combina magistralmente imagem, som e narrativa numa história convincente sobre um personagem único e sua relação com a sua casa e música. Reflecte uma certa intimidade, como a discrição de um antropólogo que entra no quotidiano da arquitectura e dos seus habitantes.

https://www.youtube.com/watch?v=Egr2BAdXZA4

Forensic
(Holanda, 2018, Chris de Krijger, 5')
Declaração do júri: Pela sua intensa experiência de espaço no interior de um edifício através de uma cinematografia tecnicamente impressionante e de uma escolha de som direccionada.
Forensic revela tanto a arquitectura impressionante e as actividades diárias do Instituto Forense da Holanda em Ypenburg, na Holanda.

https://vimeo.com/266578200

Spa Architecture of Zawodzie
(Polónia, 2018, Ewa Trzcionka, 30')
Declaração do júri: Um filme com maturidade que ilumina e informa sobre um espaço, o seu ambiente construído, história, processos e poética.
O distrito spa de Zawodzie (Ustroń, Poland), do pós Segunda Grande Guerra, do meio do século (1959-1970), foi concebido pelo aclamado duo de arquitetos Henryk Buszko e Aleksander Franta. O filme discute quem deve ter poder sobre a paisagem e como ser responsável pela herança cultural, tomando-a como um bem comum.

https://www.youtube.com/watch?v=5d6VghlNaUw

Jaar Lamento de Las Imagenes
(Chile, 2017, Paula Rodriguez Sickert, 78')
Jaar, Lament of the Images observa o processo criativo e pessoal de Alfredo Jaar, o artista chileno contemporâneo de maior renome internacional. Para Jaar, a arte é o último espaço que resta na sociedade a partir do qual é possível falar de maneira honesta e profunda sobre os conflitos sociais num mundo dominado pelo consumo e pelo espetáculo. O filme recorre à sua obra exposta na Finlândia, Veneza, Buenos Aires, Santiago e Nova Iorque.

https://vimeo.com/236708429





Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

Newsletter JA

mais

 

AGENDA OA
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA