para que serve a OA
Para que serve a OA
Representação e regulação da profissão
A Ordem dos Arquitectos, enquanto associação pública, representa a profissão de arquitecto e regula o respectivo exercício em Portugal. Estas são as suas atribuições fundamentais e o seu principal quadro de missão.

Dar voz aos arquitectos, defender o direito à arquitectura
A OA serve para dar voz a todos os arquitectos, promovendo e defendendo o respectivo exercício profissional, a arquitectura e o direito a esta por todas as pessoas.

* Para isso, a OA acompanha as acções do Governo da República, dos Governos das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais, sendo parceiro e/ou interlocutor em tudo quanto diz respeito à profissão de arquitecto e à arquitectura, incluindo nesta o ordenamento do território, o urbanismo, o património arquitectónico e o mundo da construção.

* Acompanha, de igual modo, a evolução do exercício profissional na União Europeia e as acções da respectiva Comissão, participando activamente no Conselho de Arquitectos da Europa e no Fórum Europeu de Políticas de Arquitectura.

* No âmbito da regulação, para além de fazer aplicar o código deontológico que obriga todos os arquitectos, estabelece as condições para o acesso à profissão de arquitecto e, por isso, acompanha as respectivas orientações comunitárias, assim como a evolução do ensino da arquitectura em Portugal, respeitando a autonomia universitária.

Servir os arquitectos, servir as comunidades
Para além do seu quadro de missão fundamental, a OA presta um amplo conjunto de seviços aos arquitectos e à comunidade.

* A OA providencia inúmeros programas, projectos e acções aos seus membros, nomeadamente nos âmbitos da formação, serviços técnicos, informação, premiação, eventos e publicações.

* Disponibiliza bibliotecas especializadas em Lisboa e no Porto.

* Publica mensalmente o Boletim Arquitectos que é o seu órgão oficial de imprensa, bem como trimestralmente a revista Jornal Arquitectos, com distribuição gratuita a todos os membros.

* Desenvolve diversas actividades abertas ao grande público, procurando sensibilizá-lo para a importância da arquitectura e da profissão de arquitecto na melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades.

Consulte o Estatuto
Para melhor conhecer a OA, consulte o Estatuto da Ordem dos Arquitectos.
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
GYPTEC